A Capital Nacional do Chimarrão marcou presença na 31ª edição da Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), em Gramado, junto ao estande do Rio Grande do Sul. A feira, realizada de 05 a 08 de novembro, é considerada pelo trade turístico, a mais efetiva plataforma de negócios do setor da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.
O grupo venâncio-airense, formado pela coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Angélica Diefenthaler, pela guia de turismo Sônia Lang e pela empresária Rejane Rüdiger Pastore, da Escola do Chimarrão; aproveitou a oportunidade para divulgar e promover a Rota do Chimarrão. Usando indumentária gaúcha nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul, o chimarrão e produtos à base de erva-mate como atrativos, o trio chamou a atenção do público que provou e aprovou a degustação ofertada pelas agroindústrias Panificados Caseiros Ledi Maggioni (bolo e docinhos de erva-mate), Sirup Haus (puxa-puxa de erva-mate) e Bette Machado (alfajor de erva-mate), além da bebida símbolo dos gaúchos.
O espaço para divulgação foi oferecido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que oportunizou gratuitamente aos municípios a oportunidade de divulgar rotas e roteiros das regiões turísticas do estado. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, disponibilizou o transporte e o acompanhamento da coordenadora da pasta, para a participação no evento de fomento ao turismo. “Nesta união de esforços, o engajamento da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão é fundamental, pois com a participação do receptivo e empreendedores, é possível trabalhar a comercialização, uma das principais etapas para o sucesso de rotas e roteiros turísticos”, destaca Angélica Diefenthaler.
Ela ainda acrescenta que “há vários agentes e fatores envolvidos para o desenvolvimento do turismo, e acredito estarmos desempenhando o papel do poder público de forma contundente”. A ação na Feira também contou com o apoio da Ervateira Elacy que disponibilizou amostras de erva-mate nos kits de divulgação distribuídos para agências, guias e operadoras que visitaram o espaço.