Rocha rola pra cima do Galo e Grêmio vence primeiro jogo da final

Janine Niedermeyer
novembro23/ 2016

O Grêmio obteve uma vantagem importante para conquistar o título da Copa do Brasil 2016. No primeiro jogo da final, realizado na noite desta quarta-feira, 23, no estádio Mineirão em Belo Horizonte, o Tricolor venceu o Atlético-MG por 3×1.

O nome da noite gremista foi o atacante Pedro Rocha, que anotou os dois gols do clube gaúcho fora de casa. Além disso, o atleta foi expulso no 2º tempo, aos 21 minutos quando recebeu o segundo cartão amarelo por falta, sendo que o primeiro Rocha sofreu por tirar a camisa na comemoração do gol.

Em campo, o atacante abriu o marcador aos 29min do 1º tempo, após vacilada do Atlético na saída de bola. O volante Maicon ficou com ela e deu lindo passe para Pedro Rocha. Na área, o atacante dominou, deu um belo drible em Gabriel e finalizou no canto de Victor, sem chances para o goleiro.

Glória, sofrimento e redenção

Depois, Rocha foi a glória logo no começo da etapa final, quando aos 9min recebeu no meio-campo e partiu sozinho pra jogada individual. Ele passou por três adversários, viu a saída de Victor e finalizou muito bem, no canto do goleiro, marcando o segundo do Grêmio – e segundo dele – no jogo.

O Galo Mineiro, com um a mais em campo, conseguiu descontar aos 36min do 2º tempo. Em cobrança de escanteio, o lateral Fábio Santos cruzou na medida para a área, e o zagueiro Gabriel apareceu livre e golpeou a bola direto para o gol, com força. Pareceu um lance de Karatê o golaço do Atlético.

Mas em um lance fatal de contra-ataque, o Grêmio matou o jogo, com 45min de bola rolando. Quando o Atlético se lançava ao ataque com toda a força para empatar, o Grêmio armou contra-ataque perfeito com Geromel – ele mesmo. Como um lateral, o zagueiro avança até o ataque e cruza na segunda trave para o atacante Everton. O atacante apareceu sozinho e só tem o trabalho de empurrar para o gol. 3X1 pra matar!

O jogo final ocorre na próxima quarta-feira, 30, na Arena do Grêmio, a partir das 21h45min. Se conquistar a taça, será o 5º título da Copa do Brasil Tricolor, sendo que o último foi em 2001, quando Tite era treinador e que hoje esteve nas arquibancadas assistindo o duelo, como técnico da Seleção Brasileira.

Escalações:
Atlético-MG – Victor, Carlos Cesar e Fabio Santos, Gabriel e Erazo, Leandro Donizete, Júnior Urso (Entrou Marcos Rocha) e Cazeres (Entrou Clayton), Maicosuel (Entrou Hyuri), Lucas Pratto e Robinho. Técnico Marcelo Oliveira.

Grêmio – Marcelo Grohe, Marcelo Oliveira e Edílson, Pedro Geromel e Kannemann, Walace, Maicon e Ramiro (Entrou Jaílson), Douglas (Entrou Everton), Luan (Entrou Fred) e Pedro Rocha. Técnico Renato Portaluppi.

Janine Niedermeyer