O Rio Grande do Sul tem dois alertas para temporais ao longo desta sexta-feira, 06. O dia será marcado por virada no tempo, com alertas para chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo a partir da madrugada na região da fronteira. A condição é resultado do avanço de uma frente fria oriunda do Uruguai.
Ao longo do dia, segundo o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior parte das regiões do estado podem registrar chuva entre 30 e 60mm, ventos intensos entre 60 a 100km/h e queda de granizo. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Também podem ocorrer no período alagamentos.
Conforme a MetSul, nesta sexta-feira, uma área de baixa pressão atuará no Rio Grande do Sul, o que instabilizará o tempo. No sábado, forte massa de ar frio avança pelo Argentina e Uruguai, começando a ingressar no Rio Grande do Sul. O ar frio ativará frente fria com chuva forte e temporais principalmente na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná.
Neste episódio, que atingirá a maioria das regiões gaúchas na sexta e no sábado locais mais ao Norte do estado, é alto o risco de chuva forte localizada. O maior risco de chuva forte será no Noroeste e no Norte gaúcho, onde em alguns pontos pode chover de 100 mm a 200 mm.
É alta a probabilidade que ocorram alguns temporais isolados que podem trazer queda isolada de granizo e rajadas de vento localmente fortes a intensas. No entanto, é fundamental esclarecer que no caso do Rio Grande do Sul o cenário é muito diferente do último domingo, quando uma linha de instabilidade cruzou o estado inteiro.