O Rio Grande do Sul está enfrentando uma nova onda de calor, e, de acordo com a Climatempo, as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC ao longo desta semana. O fenômeno deverá persistir até o dia 10 de março, mas a boa notícia é que o Estado não enfrentará os dias quentes sem chuva. A previsão é de que pancadas isoladas sejam registradas em diferentes regiões.
Na segunda-feira (3), o dia começa quente, com poucas nuvens em todo o Estado. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura pode chegar a 41ºC, enquanto Porto Alegre deverá ter uma máxima de 38ºC. A partir do final da tarde e noite, diferentes áreas gaúchas devem registrar chuvas.
Já na terça-feira (4), o calor continua, com temperaturas podendo alcançar os 43ºC em São Borja, também na Fronteira Oeste. Na capital, Porto Alegre, a máxima é estimada em 38ºC, enquanto Tramandaí, no Litoral Norte, terá temperaturas ao redor dos 32ºC. O céu estará parcialmente nublado e as pancadas de chuva são esperadas entre a tarde e a noite.
Na quarta-feira (5), o calor persistirá durante o dia, com possibilidade de chuvas à tarde e à noite em todo o Estado.
Para a quinta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuvas isoladas em municípios da Campanha, Sul, Fronteira Oeste, Centro, Vale do Rio Pardo e Região das Missões.
A previsão é de que a onda de calor dure até o dia 10 de março. A partir da segunda quinzena do mês, as temperaturas devem começar a diminuir gradativamente.
A população deve se preparar para os elevados índices de calor, mas também contar com a chance de alívio com as chuvas previstas.