Representantes da Afubra, Sinditabaco, Amprotabaco, deputados estaduais e federais integram comitiva que participará nesta terça-feira, 11, de reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro foi articulado pela senadora Ana Amélia Lemos (PP) e ocorre a partir das 15h30min.
O objetivo é de apresentar a realidade da cadeia produtiva e ampliar o diálogo com os membros da pasta federal, também em preparação a Conferência das Partes para o Controle do Tabaco que ocorre em novembro na Índia. Para o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, o encontro é um avanço e pode ampliar as conversas e diminuir o preconceito com a equipe técnica do ministério.
O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e prefeito de Venâncio, Airton Artus, destaca que o encontro é histórico. “Nunca um ministro da saúde recebeu representantes da cadeia produtiva. O momento é de ampliar o diálogo e participação, vamos apresentar diversos pontos que acabam gerando dúvidas nos técnicos do ministério, inclusive a aplicação de agrotóxicos.”
Inicialmente Barros havia sinalizado uma visita a região do Vale do Rio Pardo para conhecer a estrutura da cadeia produtiva. A viagem ocorreria no inicio de setembro, mas não se confirmou.