Produtores de leite gaúchos realizaram protesto nesta terça-feira, 1º,para pressionar o governo federal a anunciar medidas de apoio ao setor, que vem sendo prejudicado pela disparada das importações de lácteos do Mercosul. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR), e a vereador Sandra Wagner (PSB), participaram da mobilização em Porto Xavier.
O ato foi organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS). Cerca de 1,7 mil produtores rurais e representantes de entidades sindicais participaram da mobilização. Dados compilados pela entidade mostram que, de janeiro a junho deste ano, as compras de lácteos de países integrantes do bloco cresceram 283%. Quando se considera apenas o leite em pó, o percentual é ainda maior: 437%.
A mobilização da Fetag-RS cobra medidas sinalizadas tanto na esfera federal quanto na estadual para amenizar a crise na atividade leiteira. Entre as ações previstas estavam a formação de estoque regulador, compras governamentais do produto e a inclusão de derivados na lista de alimentos das escolas. Produtores também pedem que o governo tente conter esse avanço nas importações. Uma das sugestões é para a implementação de barreira comercial, o que parece pouco provável. Outra opção seria disponibilizar subsídio à produção.