O reitor da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Ney José Lazzari, foi conduzido ao cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc) nesta terça-feira, dia 12. A eleição aconteceu durante a 34ª Assembleia Geral Ordinária da Abruc, em Brasília, na sede da Associação. Lazzari integra a direção da Abruc desde 2011.
Para o reitor, o papel das associações comunitárias tem sido essencial para a melhoria contínua das Instituições de Ensino Superior (IES). “A Abruc tem sido um importante interlocutor com as autoridades educacionais com o objetivo de propor e melhorar a atual regulação, bem como de melhorar ou criar alternativas de financiamentos para os estudantes”.
Segundo Lazzari, a Abruc reúne hoje em torno de 70 instituições de ensino superior comunitárias do Brasil. “Diferentemente de outros países, o Brasil tem hoje três conjuntos de universidades: as públicas estatais (federais e estaduais), as instituições com fins lucrativos e as comunitárias (sem fins lucrativos). Metade dos 8 milhões de universitários do país estão nas IES com fins lucrativos e a outra metade está nas públicas e comunitárias, com cerca de 2 milhões de alunos em cada segmento. As comunitárias têm uma forte presença no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo predominantes nesses estados, enquanto que no restante do país atingem apenas uma fração dos alunos das universidades”, explica Lazzari.
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Presidente: João Otávio Bastos Junqueira – Reitor da Unifeob
1° vice-presidente: Ney José Lazzari – Reitor da Univates
2° vice-presidente: Carlos Hassel Mendes da Silva – Reitor da Unievangélica
1° tesoureiro: Maurício da Silva Ferreira – Reitor da UCSal
2° tesoureiro: Waldemiro Gremski – Reitor da PUCPR
1ª secretária: Sandra Aparecida Furlan – Reitora da Univile
2ª secretária: Lia Maria Herzer Quintana – Reitora da Urcamp
CONSELHO FISCAL
1° titular: Vilmar Thomé – Professor da Unisc
2° titular: Marcos Medina Leite – Reitor da Unisantos
3° titular: Paulo Muniz – Reitor da Asces/Unita
1ª suplente: Maria Amalia Pie Abib Andery – Reitora da PUCSP
2º suplente: Claudio Alcides Jacoski – Reitor da Unochapecó
3° suplente: Fábio do Prado – Reitor da FEI
Saiba mais
A Abruc, ao lado do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), associação da qual a Univates também faz parte, teve papel fundamental na consolidação do segmento comunitário – público não-estatal –, principalmente com o sancionamento da Lei das Comunitárias – Lei 12.881/2013.
A Lei das Comunitárias define como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices) as faculdades, centros universitários e universidades que atendam a requisitos similares para associarem-se à Abruc. Antes da Lei, essas instituições não podiam concorrer a editais de órgãos públicos, então destinados apenas às universidades públicas – federais e estaduais. A Lei permitiu, ainda, que as Ices recebessem recursos orçamentários do governo, mediante Termo de Parceria e/ou Conveniamento.
Com a sanção da Lei das Comunitárias, as instituições puderam aderir a outros movimentos como o Programa de Extensão Universitária (Proext), que é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando a aprofundar ações políticas que fortaleçam a institucionalização da extensão no âmbito das instituições comunitárias, estaduais, federais e municipais de educação superior.
Além do Proext, as Ices puderam aderir ainda ao Pró-Equipamentos, para apoio à aquisição de equipamentos destinados a compor a estrutura de pesquisa dos programas de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Recentemente, outra grande conquista advinda, também, da Lei das Comunitárias é o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc), que tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelas Ices por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares aos cursos de mestrado acadêmico e doutorado.