A semana será de condições atmosféricas favoráveis para o registro de chuva forte e volumes elevados. Até quinta-feira, segue as condições para intensas trovoadas e possibilidade de vendavais isolados. Segundo a MetSul, um complexo cenário meteorológico se instala no território gaúcho com uma frente fria avançando a partir do Oeste com ar mais frio na retaguarda enquanto uma área de baixa pressão vai favorecer o ingresso de ar quente em parte do Estado, notadamente no Norte e Nordeste do território gaúcho. A pressão atmosférica, ademais, cairá a valores muito baixos, em torno de 1000 hPa, o que tende a intensificar a instabilidade.
As precipitações já são fortes durante a madrugada e de manhã em parte do Estado, mas devem ganha força na maioria das cidades da tarde para a noite. Em muitas cidades a chuva apenas desta quarta deve ficar entre 50 mm e 100 mm, o que traz a possibilidade de alagamentos e rápida elevação de arroios e córregos.
Com o ingresso de ar mais quente em altitude a o avanço de ar frio a partir do Oeste, nuvens de grande desenvolvimento vertical vão se formar e devem trazer temporais. Há um risco alto de granizo que pode ser de variado tamanho e de forma isolada até médio a grande.
Não se pode descartar ainda a possibilidade de episódios muito isolados de vento forte a intenso, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina e do Paraná, quando a frente fria avançar sobre a atmosfera mais aquecida na região.
A quinta-feira vai começar ainda com muitas nuvens no Rio Grande do Sul. Entre a madrugada e de manhã áreas de instabilidade ainda devem trazer chuva para diversas regiões do Estado, mas com o passar das horas a chuva enfraquece e para.
Da tarde para a noite da quinta-feira se espera que o tempo melhore e firme na maior parte do território gaúcho com o ingresso de uma massa de ar seco e frio, o que pode levar o sol a aparecer em diversas áreas no período da tarde.
Com informações MetSul