Economizar e fazer gestão com criatividade são as principais tarefas da equipe administrativa da Prefeitura de Venâncio Aires. Desde o início do ano, diversas já foram às medidas de contenção de gastos e redução de custos baseados em um decreto que limita os investimentos, determina cortes e ainda em medidas do dia-a-dia da gestão pública, como a racionalização de gastos com materiais de expediente, café, água e outros itens que foram supridos.
A nomeação de Cargos em Comissão, os famosos CC´S e as funções gratificadas, ofertadas aos concursados para exercer um cargo de liderança, também tiveram um olhar mais criterioso por parte dos gestores Giovane Wickert e Celso Krämer. A folha de pagamento de fevereiro aponta que a Prefeitura tem 94 funcionários entre CC´s e FG´S neste ano. Em 2016 o mesmo período tinha 143, contando com Prefeito e Vice-Prefeito.
Nesta gestão, a Secretaria Geral de Governo não teve nomeação, bem como os cargos de Secretários Adjuntos. Além disso, diversas funções foram ofertadas aos concursados através de FG´S. Com estes ajustes, o município conseguiu economizar na folha de fevereiro, por exemplo, R$101.452,24. O custo de fevereiro de 2016 foi de R$477.124,05 já no mês passado, o valor ficou em R$375.671,81.
Para o Prefeito pequenas mudanças nas atividades diárias da Administração são o que fomentam uma gestão mais qualificada com menos recursos. Wickert salienta a preocupação com o organograma da Administração que ainda é o mesmo desde a década de 80. “Uma reforma administrativa é de extrema importância e urgência no setor público. Precisamos organizar o organograma uma vez que há muitos anos a Prefeitura trabalha do mesmo jeito. Da década de 80 para cá muita coisa mudou, precisamos realocar cargos, salários e com isso organizar de forma mais qualificada os setores e as funções da Prefeitura”.
CRÉDITO: Assessoria de Imprensa/ PMVA