A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul fará com que a quinta-feira, 24, seja marcada por fortes rajadas de vento e avanço da chuva sobre todo o território gaúcho. A atuação desse sistema meteorológico dará origem também a uma nova frente fria. O dia terá ventania com variações de 60 a 80 km/h, além de chuva intensa em todo o Estado. Há risco para temporais em diferentes regiões, com destaque para volumes mais expressivos na Fronteira Oeste e na Campanha.
O Rio Grande do Sul também está sob dois alertas de tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro abrange diferentes áreas, como Norte, Serra, Fronteira Oeste, Campanha e Sul, e alerta para chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. É válido até às 23h59min de quinta.
O segundo tem início às 9h de quinta e é válido até o meio-dia de sexta-feira, 25. Com uma abrangência que inclui regiões de todo o sul do país, o aviso engloba cidades do litoral norte gaúcho. O alerta é para chuva de até 100 milímetros por dia e vento intenso (60-100 km/h), além de queda de granizo.
Na sexta-feira, 25, há chance para chuva isolada na Serra, no Norte e Noroeste, além de Porto Alegre, no Sul e na faixa litorânea. No decorrer do dia, a tendência é de que o tempo firme predomine e o sol apareça entre nuvens.