O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) na 46ª Expointer conta com 372 empreendimentos. O espaço é o principal ponto de visitação no parque Assis Brasil e apresenta ao público produtos fabricados pela agricultura familiar gaúcha. Quatro empreendimentos rurais são de Venâncio Aires. Participam da edição deste ano a Casa do Mel Serrano, Bolachas Tia Leci, Casa do Mel Schwendler e Cutelaria G’Bohn junto com as Cuias Trevisol.
São pelo menos 35 empreendimentos a mais do que no ano passado, quando 337 estiveram presentes. Outro dado que chama a atenção é o número de empreendimentos liderados por jovens e mulheres. Em 2023, os jovens estão à frente de 87 empreendimentos e as mulheres comandam 148.
As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Além disso, o Pavilhão contará com produtores ligados ao artesanato e às flores e plantas; 15 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos e outros 4 estandes com artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng.
O pavilhão conta também com uma praça de alimentação que possui 7 cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares, onde o público da feira poderá consumir variados pratos produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural gaúcho.
A 46ª edição da Expointer, ocorre de 26 de agosto a 03 de setembro e promete ficar na história e quebrar recordes. Estão sendo feitas várias melhorias na infraestrutura do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A acessibilidade estará presente, aumentando o número de visitantes, o pavilhão da agricultura familiar terá mais expositores e a feira também contará com mais expositores (1.500).
FOTO: Itamar Aguiar/Arquivo Secom