O segundo lote de vacinas contra a Influenza (Gripe) que chegou no fim da tarde desta terça-feira, já terminou. Mais de 2,1 doses foram aplicadas na manhã desta quarta-feira, 25, em seis postos do interior e bairros, além do Posto Central junto a Farmácia Municipal. No Drive Thru em menos de três horas, mais de 700 vacinas foram aplicadas pelos profissionais de saúde da rede do Município, além de voluntários. Na segunda-feira, 23, já haviam sido aplicadas 3,7 mil doses. A próxima remessa deve ser enviada pelo Governo do Estado ao Município no início da semana que vem.
“É importante que as pessoas tenham a consciência de que esta vacina não protege contra o Coronavírus, mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias. E essas pessoas deixam de procurar os prontos socorros dos hospitais, diminuindo a transmissão e aumentando o diagnóstico preciso do Coronavírus”, salienta o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber.
Fases da Campanha
Na Capital do Chimarrão a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é voltada para mais de nove mil idosos (pessoas acima de 60 anos) e mais de três mil profissionais da saúde.
A partir de 16 de abril, o público-alvo se estende para professores, profissionais das forças de segurança e de salvamento e pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, asma, diabetes.
Crianças de seis meses a menores de seis anos completos devem se vacinar contra a gripe no dia 9 de maio, dia D da campanha. Nesta data, a vacinação engloba também toda a população, e grupos como adultos entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas (aquelas que deram à luz recentemente) e indígenas devem se proteger.
A campanha se estenderá até 23 de maio em todos os postos de saúde do Brasil e toda a população tem de tomar a vacina.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA