A Receita Federal registrou a entrega de 2.008.451 declarações do Imposto de Renda no Rio Grande do Sul em 2017. A informação foi divulgada pela Receita neste sábado, 29. O prazo para entrega terminou às 23h59mim59seg desta sexta-feira. Em nível estadual, a entrega ficou dentro do esperado pela Receita: em torno de 2 milhões de declarações.
No país, a entrega ficou acima do projetado: foram 28.524.560 declarações entregues (a expectativa era de que 28,3 milhões de contribuintes entregassem o documento).
Conforme os dados verificados pela Receita Federal, quase 300 mil gaúchos deixaram para enviar a declaração do IR no último dia.
Restituição
Para quem tem valores a receber, os lotes de restituição começam a ser liberados em junho. A liberação segue mensalmente, até dezembro. São sete lotes.
Multa
No caso do contribuinte que não enviou a declaração no prazo, será preciso pagar multa de no mínimo R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.
Tabela defasada
Pela não correção da tabela do imposto de renda nem pela inflação em 2017, muitos mudaram de faixa na tabela de alíquotas. Ou seja, gente que tinha restituição passou a pagar e se surpreendeu