Quarta-feira será de mobilização pela vacinação em Venâncio Aires

Olá Jornal
agosto30/ 2022

Na busca por ampliar o alcance na vacinação contra a Poliomielite, Venâncio Aires adota estratégias especiais, já que assim como a realidade nacional, o número de crianças vacinadas é considerado baixo. Na quarta-feira (31), acontece o Dia de Mobilização para a Vacinação, quando além de estarem nas unidades de saúde, equipes de imunização estarão disponíveis, junto ao ônibus da saúde na Praça Matriz e em horário estendido junto a UBS Macedo. No bairro Macedo, também estarão sendo encaminhadas as vacinas para os alunos da escola José Duarte de Macedo que forem autorizados pelos seus responsáveis.

Menos de 60% das crianças de um ano a menores de cinco anos foram vacinadas até agora, nesta Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite que vai até 9 de setembro. Além das doses contra a poliomielite, também estão sendo disponibilizadas as doses em atraso na Carteira de Vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Nesta quarta-feira, o ônibus da saúde vai estar das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 15 horas, em frente à igreja São Sebastião Mártir, realizando a imunização contra o vírus causador da paralisia infantil e também contra o Coronavírus. Já na escola do bairro Macedo, acontece a primeira ação da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, onde a escola passa bilhetes aos pais, orientando a verificação da Carteira de Vacinação e informando o horário da Unidade Básica de Saúde do bairro para o recebimento da vacina.

Na UBS Macedo, naquele dia também terá horário estendido até às 19 horas exclusivamente para aplicação das vacinas. Conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a parceria vai ser feita com outros educandários e comunidades, alertando para a importância das vacinas em dia. ”Os pais são convidados através da escola a levarem a Carteira de Vacinação dos filhos para a escola onde vacinadores estarão à disposição para aplicar a vacina contra a poliomielite. Também estarão conferindo o documento e orientando quanto a situação vacinal das crianças e adolescentes.”

COVID

Outra preocupação da secretaria de Saúde está relacionada a vacinação de crianças e adolescentes contra o coronavírus que também está baixa. Apenas 3,12% da faixa etário de três e quatro anos foram imunizadas com a dose um, de cinco a 11 anos até agora 56,41%  receberam a primeira dose e 38,83% a dose dois.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal