Com tempo bom, o público da 37ª Oktoberfest voltou aos patamares de antes da pandemia. Desde a noite de sexta-feira, 14, milhares de pessoas visitaram o Parque da Oktoberfest, aproveitando a diversificada programação artística e cultural. Na noite de sexta-feira, um dos shows mais esperados desta edição, com a dupla Henrique & Juliano sacudiu a Arena de Shows. Na noite de sábado, 15, não foi diferente: uma multidão esteve prestigiando a dupla Jorge & Matheus, que encerrou o segundo fim de semana de shows nacionais.
A próxima parcial oficial de público deve ser divulgada na tarde desta segunda-feira, 17, pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na realização do evento. A Festa da Alegria, que não ocorreu em 2020 em virtude da pandemia e em 2021 foi realizada de acordo com as restrições sanitárias, encerrou sua segunda etapa neste domingo, 16, para retornar para a parte final, de 20 a 23 de outubro. “Seguimos com a expectativa de alcançar um público total de visitantes, no parque e na cidade, de meio milhão de pessoas. Temos certeza que é possível de o clima colaborar”, destaca a presidente da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira.
No domingo, 16, com a trégua da instabilidade registrada na madrugada, cerca de 40 mil pessoas assistiram ao primeiro desfile temático da 37ª Oktoberfest na Rua Marechal Floriano. Com a participação de cinco mil figurantes e 10 carros alegóricos, a parada percorreu o centro da cidade, que desde o início da manhã já recebia o público com cadeiras, e encerrou dentro do Parque da Oktoberfest. “Foi emocionante. Que alegria poder voltar a desfilar e encantar nossa comunidade e nossos visitantes com toda a nossa cultura e tradição. Foram meses de muito trabalho e preparação coroados com um dos maiores e melhores desfiles que já realizamos”, comemorou a presidente.
Sociedades – A programação da Oktoberfest no sábado também foi marcada pelo Encontro de Sociedades de Damas, Cavalheiros, Atiradores, Lanceiros, de Tiro e de Bolão do interior de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Passo do Sobrado e Venâncio Aires. Ao todo, 46 entidades marcaram presença, com mais de 600 integrantes. Depois da recepção do Pórtico, todas participaram da solenidade de abertura (foto) e a tradicional entrada das bandeiras, no Pavilhão Central, seguidas do baile animado pela banda Feliz em Festa. “Foi um momento muito especial, de integração e de resgate desta importante tradição do interior, que engrandeceu ainda mais a programação cultural da Oktoberfest”, destacou um dos coordenadores de Cultura da 37ª Oktoberfest, Mártin Goldmeyer.
Guarapuava – Outro ponto alto da programação cultural foi a participação da Banda Die Puwa (Os Piás), Orquestra de Sopros e Grupo de Danças Folclóricas da Fundação Cultural Suábio-Brasileira – Entre Rios, de Guarapuava (PR). Com mais de 50 integrantes de várias faixas etárias, que participam de turnês anuais pelo Brasil e Europa, os grupos culturais realizaram apresentações buscam marcadas pela dinamicidade e cores trazidas pelos imigrantes alemães do Leste Europeu até o interior do Paraná. O “Die Puwa” é formado por adolescentes e jovens, com predileção por tocar rock e pop. Já a Orquestra de Sopros, com histórico de turnês pela Hungria, Croácia, Áustria e Alemanha, é composta por alunos e professores da Fundação Cultural Suábio-Brasileira e conta com músicos que dominam instrumentos como flauta transversa, clarinete, trompete, bombardino, saxofones alto, tenor e barítono, tuba, bateria, piano e percussão. O Grupo de Danças Folclóricas Juvenil 1, conjunto composto por adolescentes entre 14 e 16 anos, mostrou a reprodução em solo brasileiro das tradições do sudoeste da Alemanha.
Apresentações do Exército encantam visitantes – O segundo fim de semana da 37ª Oktoberfest também foi marcado pelas apresentações do 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre, com demonstrações de Ordem Unida sem Comando e Cães de Guerra, junto à área central do Parque da Oktoberfest. Em todas os horários realizados, no sábado e domingo, as performances chamaram a atenção do público, que ao final da apresentação dos militares acompanham uma salva de tiros de festim. Já os cães chamam a atenção pelo adestramento e agilidade na simulação de ataque.
CRÉDITO: Four Comunicação/AI Oktoberfest