A alegria do reencontro foi celebrada no primeiro desfile temático da 37ª Oktoberfest e Feirasul, realizado na manhã deste domingo, 16, na Rua Marechal Floriano, em Santa Cruz do Sul. De acordo com a Coordenação Executiva, o público foi de 40 mil pessoas, que viram 10 carros alegóricos inspirados na esperança, no renascimento, no amor, no reencontro, na saúde, nas memórias, na confraternização e na alegria. No próximo domingo, 23, dia em que encerra a Festa da Alegria, está previsto o segundo desfile.
De acordo com o coordenador de Desfiles, João Goerck, esse foi o melhor desfile já realizado nos 33 anos em que participa da Oktoberfest. “Estão todos de parabéns, as empresas que desfilaram, os músicos e os turistas, que interagiram com os cinco mil figurantes”, avalia. Ele destaca que o desfile foi compacto, com carros alegóricos lindos e que a banda centralizada, que tocou sem parar durante 2h10, foi um grande acerto. “Mas isso tudo é mérito de toda a Coordenação Executiva, que trabalhou muito para fazer uma festa maravilhosa”. Goerck salienta que a comunidade santa-cruzense e os visitantes foram brindados com um grande espetáculo, que teve a direção artística de Sérgio Ávila.
Como tradicionalmente acontece, as recepcionistas do Parque da Oktoberfest abriram o desfile, animadas pela Banda Munich. Logo em seguida, os voluntários da Coordenação Executiva da 37ª Oktoberfest desfilou, à frente da Fubica do Fritz, que trouxe a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e duas das suas netas. Em seguida veio a Comissão de Frente, formada por dez bailarinos que fizeram referência aos temas do desfile e apresentaram o casamento do príncipe Luiz I e da princesa Terese em 1810, evento que originou a primeira Oktoberfest, em Munique, na Alemanha.
Para a alegria da criançada, os bonecos Fritz, Frida, Max e Milli apareceram no primeiro carro, o “Retorno”. As soberanas da 37ª Oktoberfest, Rainha Daniele Müller e suas Princesas, Thaissy Balczarek, e Estefani Wegmann, vieram em seguida no carro a “Esperança”, que foi seguido pelas soberanas de edições anteriores. A bicicleta coletiva Zig Zag Zug veio logo depois, antecedendo o carro “O Renascimento”, com a tradicional dança das fitas. O carro “Reencontro” trouxe a dança e a música. “O Amor” esteve retratado no carro seguinte, que representou o convívio em família.
O “Turismo e a beleza da mulher santa-cruzense” foram homenageados no carro número seis, enquanto que as “Memórias” eram trazidas em um trem. O carro “A Saúde, Amigos e Esportes”, ressaltava os esportes nos quais Santa Cruz do Sul se destaca. No carro “A Confraternização”, os encontros em família com uma deliciosa cuca foram realçados. As cucas foram distribuídas ao público, assim como o chope do Bierwagen, que fechou o desfile. Entre os carros desfilaram os grupos de danças folclóricas alemãs, empresas patrocinadoras, associações comunitárias, entidades empresariais e sociais. Diferente das edições anteriores, o desfile terminou dentro do Parque da Oktoberfest.
CRÉDITO: Four Comunicação/ AI Oktoberfest SCS