Um evento diferente, marcado pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Assim foi a 36ª Oktober, realizada de 7 a 12 e de 15 a 17 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Município de Santa Cruz do Sul, o evento totalizou um público visitante de 36.589 durante os nove dias. “Estamos satisfeitos com os resultados, principalmente no que diz respeito à saúde e à segurança. Conseguimos mostrar que com responsabilidade é possível retomar os eventos e fazer a economia girar novamente”, destacou a presidente da 36ª Oktober, Roberta Pereira.
De acordo com os números oficiais, divulgados pela Assemp na manhã desta quarta-feira, 20, o total de público circulante pelo parque foi de 53.198 pessoas, incluindo os 16.609 trabalhadores, entre expositores, prestadores de serviços de limpeza e segurança, músicos, bailarinos e imprensa que acessaram o parque diariamente. Conforme Roberta, a chuva em grande parte do último fim de semana prejudicou um pouco a visitação, que na primeira etapa, realizada de 7 a 12 de outubro, tinha recebido 27 mil visitantes. O ambulatório do parque contabilizou 51 atendimentos em todo o período, todos de baixa gravidade.
Para o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba, o formato inédito da Oktober fez muito mais do que gerar renda para as pessoas que estavam sem trabalhar em virtude da pandemia, mas também renovou a esperança. “Depois de toda a superação, conseguimos cumprir nosso papel como entidade empresarial. Agora, nossa expectativa é poder realizar a Oktoberfest em 2022 de maneira tradicional”, frisou Borba.
No domingo, 17 de outubro, durante o encerramento do evento, a Assemp divulgou que a 37ª Oktoberfest vai ocorrer em três períodos: de 6 a 9, 12 a 16 e 20 a 23 de outubro de 2022. A mudança foi avaliada em pesquisa junto aos expositores locais, em que 54% consideraram Muito Bom e 24% Bom. Além disso, o levantamento apontou que 76% dos expositores pretendem retornar à Feirasul no próximo ano.
CRÉDITO: Four Comunicação
FOTO: Francisco Frantz