Próxima edição da Conferência das Partes para o Controle do Tabaco ocorre em novembro de 2025 em Genebra, na Suíça

Olá Jornal
junho10/ 2024

A 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP11) será realizada na semana do dia 17 de novembro de 2025, em Genebra na Suíça. Na sequência, a 4ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco (MOP4) ocorre a partir do dia 24 de novembro de 2025. As datas específicas serão comunicadas posteriormente. O eventos voltam para a cidade sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), a exemplo da edição realizada em 2018.

Em fevereiro deste ano o Panamá sediou a COP10 e MOP3. O Olá Jornal acompanhou todos os debates direto do país. A programação encerrou sem definição de data e local para sediar a próxima edição.

As programações na Suíça, da COP11 serão realizadas Centro Internacional de Conferências de Genebra (CICG). Já a MOP4 ocorre na sede da OMS na cidade. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

COP PANAMÁ

A 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco encerrou no dia 10 de fevereiro na Cidade do Panamá. Entre os pontos de destaque na edição deste ano da COP10 estão o início de trabalhos para discutir os impactos dos produtos da indústria do tabaco no meio ambiente. A proposta sobre o assunto foi feita pela delegação do Brasil e passa a fazer parte do tratado, entretanto, como forma inicial de análise dos impactos nos países membros. Medidas para compensar ou penalizar o setor serão debatidas na próxima COP, que ocorre em 2025. Representantes de 142 países participaram do evento no Panamá de 05 a 10 de fevereiro para abordar uma série de questões, desde o progresso na implementação do tratado até à regulamentação da publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.

A 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Combate ao Comércio Ilícito (MOP3) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) encerrou um dia antes do previsto no Panamá. Encerrado em 14 de fevereiro, o grande debate envolveu o sistema de rastreamento incluindo estratégia de compartilhamento de informações entre os países foi aprovado. Também o compromisso de maior cooperação entre os governos, incluindo melhorias no sistema de relatórios.

FOTO: Janine Nidermeyer/Arquivo Olá

Olá Jornal