A comunidade da região de Venâncio Aires e Mato Leitão se mobiliza em protesto contra a instalação de um novo pedágio no trecho da RSC-453, entre as duas cidades. A manifestação, liderada pelos vereadores Diego Konrad (Mato Leitão) e Eligio Weschenfelder, popular Muchila, (Venâncio Aires), ocorrerá no dia 1º de março, sábado, das 9h às 12h, no km 10 da rodovia, próximo à Floricultura Silva, na Linha Travessa.
O protesto, realizado no sistema pare e siga, com liberação a cada 30 minutos, objetiva chamar a atenção para os impactos da instalação de um novo pedágio no formato Free Flow, que, segundo os organizadores, aumentará o custo do transporte de pessoas e produtos, prejudicando a economia local e a qualidade de vida da população.
“O pedágio Free Flow é um sistema que não traz benefícios para a nossa região. Ele só aumenta os custos e não garante melhorias na infraestrutura da rodovia. É preciso que as autoridades ouçam a voz da comunidade e encontrem alternativas para a melhoria da RST-453 sem a necessidade de mais um pedágio”, afirmam os vereadores
“Convidamos todos os moradores da região, autoridades, empresários, políticos e demais interessados a se juntarem a nós neste protesto pacífico. É hora de mostrarmos que não aceitamos mais a imposição de pedágios sem diálogo e sem a garantia de investimentos em melhorias para a nossa região”, completa o vereador Muchila.
CONCESSÃO
A concessção da RSC453 está em debate, com a rodovia incluída no pacote estadual do Bloco 2. Pelo plano atual, Venâncio Aires terá um pedágio com o sistema Free Flow, no valor de R$ 3,77. A estrutura de cobrança estará instalada no quilômetro 10 da RSC-453. Em Cruzeiro do Sul, o pedágio no mesmo sistema será instalado no quilômetro 26, com valor de R$ 3,15. Serão no total 24 pórticos implantados no bloco 2 de concessão das rodovias estaduais.
O chamado Bloco 2 abrange 32 municípios gaúchos (17,5% da população), tem um total de 414,91 quilômetros de extensão e é composto por sete estradas (ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470). Os investimentos, em uma das regiões mais afetadas pelas enchentes históricas que assolaram o Rio Grande do Sul, serão de R$ 6,7 bilhões, sendo R$ 1,3 bilhão via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), nos 30 anos de concessão com a iniciativa privada. Somente nos dez primeiros anos da concessão serão investidos R$ 4,5 bilhões.
CRÉDITO: AI Gab. Vereador Eligio Weschenfelder/PSB
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