Projeto celebra incentivo ao ensino da cultura afro-brasileira

Guilherme Siebeneichler
novembro21/ 2016

Representantes de escolas municipais de educação infantil (Emeis) e da ONG Alphorria celebraram, na última semana, a conclusão do projeto Desafiando com Sabina. A iniciativa atende à Lei Federal nº 10.639/03 e resolução de nº 2/2015 do Conselho Municipal de Educação, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas do Município. O fechamento aconteceu durante ato na sede da entidade, no bairro Aviação, dentro da I Semana Alphorria. A programação foi desenvolvida em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o país em 20 de novembro.

O projeto consistiu em diálogos entre alunos e professores sobre a situação dos negros no país. A boneca Sabina percorreu quinzenalmente as 12 Emeis de Venâncio Aires, como representação de propostas desenvolvidas por cada escola que despertassem o conhecimento e interação das crianças sobre a cultura afro-brasileira. O nome Sabina foi escolhido como referência a mãe de Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra brasileira no período escravagista do país.

O fechamento da iniciativa, desenvolvida ao longo de todo o ano de 2016, contou com trocas de experiências das representantes de cada Emei. O intuito foi compreender como os alunos de cada instituição reagiram ao primeiro ano do projeto. As professoras presentes, que se encarregaram de trazer iguarias típicas da culinária afro-brasileira para o café da manhã, vestiam turbantes, como forma de representação da resistência cultural dos descendentes de africanos escravizados no Brasil.

CRÉDITO: Divulgação/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler