Após mais um ano de trabalho, o grande momento. Na tarde de quinta-feira, 24, os visitantes da Expoagro Afubra 2022 puderam conhecer as dez entidades que se destacaram no Programa de Coleta de Óleo Saturado, em 2021. No total, foram arrecadados 92.158 litros, entre 352 escolas participantes, de 102 municípios dos três estados do Sul do Brasil.
“Estamos muito honrados e satisfeitos por manter essa iniciativa. Ao longo desses anos já foi possível perceber a sua eficiência por meio da educação”, disse o tesoureiro da Afubra, Marcilio Drescher, durante cerimônia realizada no palco principal do Espaço de Inovação do Agro.
Neste ano, a Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul (ASDISC) conquistou o primeiro lugar, com 6.244 litros recolhidos. Apesar de participar da iniciativa desde o seu início, em 2014, essa foi a primeira vez que a entidade alcançou a liderança no ranking. “Nós fizemos o recolhimento em bares, restaurantes e em residências de toda a comunidade. Dessa vez o engajamento foi muito maior”, conta a voluntária Irene Ferrari. De acordo com ela, o cheque-bônus recebido será utilizado para atender diferentes projetos mantidos pela Asdisc.
O envolvimento da comunidade, aliado ao trabalho desenvolvido por estudantes e professores, também possibilitou à Escola Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu, alcançar o quarto lugar em volume coletado. No total, em 2021 a instituição destinou à Afubra, 2.943 litros de óleo. De acordo com a diretora, Claisi Goetze Behling, a conquista é resultado de um trabalho de todos. “Todos os anos nós reforçamos a campanha de coleta na comunidade. Quando o Programa completou 10 anos, inclusive, alcançamos o primeiro lugar”. Participantes desde o início, a escola já adquiriu, por meio das premiações, televisores, soprador de folhas, ar condicionado, entre outros equipamentos.
Saiba mais – Desde a sua criação, o Programa de Coleta de Óleo Saturado já arrecadou 1.393.815 litros. A iniciativa é coordenada pelo Verde é Vida e pelo Departamento Agroflorestal da Afubra. O volume coletado é transformado em biodiesel, na usina localizada no Parque da Expoagro Afubra. O combustível, por sua vez, é utilizado para abastecer a frota de veículos. Já os cheque-bônus, entregues a todas as entidades participantes, podem ser trocados por mercadorias, nas lojas da Agro-Comercial Afubra.
“O Programa é uma iniciativa importante para o desenvolvimento das comunidades e também possibilita a retirada de resíduos que causam danos ao meio ambiente, se descartados de forma inadequada”, afirma o engenheiro florestal da Afubra, Juarez Pedroso.
Classificação
1º lugar: Asdisc, Santa Cruz do Sul/RS – 6.244 litros
2º lugar: Centro de Educação Infantil Hanna Misfeld, Agrolândia/SC – 3.662 litros
3º lugar: Asdisc Colégio Nossa Senhora Medianeira, Candelária/RS – 3.250 litros
4º lugar: CPM Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, Sinimbu/RS – 2.943 litros
5º lugar: Santa Casa de Misericórdia, São Lourenço do Sul/RS – 2.788 litros
6º lugar: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Tubarão/SC – 2.698 litros
7º lugar: Rede Feminina de Combate ao Câncer, Joaçaba/SC – 2.633 litros
8º lugar: Associação de Pais e Professores da Escola Municipal São Francisco, Luzerna/SC – 2.290 litros
9º lugar: Associação de Pais e Professores da Escola Modelo Ella Kurth, Rio do Sul/SC – 2.020 litros
10º lugar: Escola Albino Zanatta, Jacinto Machado/SC – 1.930 litros
CRÉDITO: Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2022