Primeiro trimestre de 2017 teve a maior economia com aluguéis dos últimos 5 anos

Guilherme Siebeneichler
abril06/ 2017

O corte de despesas no poder público tem sido um dos alvos para garantir economia e diminuição do déficit no orçamento deste ano. A Prefeitura de Venâncio Aires tem feito a renegociação de dívidas e contratos. Um dos setores é o de aluguéis, que teve o trimestre com menor despesas deste tipo, depois de quatro anos com crescimento. Os dados estão listados no Portal da Transparência do Município.

Conforme o levantamento, o primeiro trimestre de 2017 fechou com R$ 36.898,64 gastos em aluguéis. São imóveis onde funcionam secretarias municipais e serviços de atendimento voltados a assistência social e saúde. No total estão em vigor sete contratos do tipo, atualmente.

Se comparado com o mesmo período de 2016, a redução é de 51,4%, quando os gastos com aluguéis foram de R$ 70.454,13 nos três primeiros meses do ano passado. Ainda segundo dados do Portal da Transparência, este tipo de despesa crescia ano a ano, por conta também dos reajustes inflacionários.  Por exemplo, entre janeiro e março de 2015 a Prefeitura desembolsou R$ 68.826,96 com imóveis alugados. No ano anterior (2014) foi de R$ 64.184,94 e no primeiro trimestre de 2013 foram R$ 51.719,92.

MAIS REDUÇÃO
A secretária da Fazenda, Jeanine Benkenstein, afirma que o governo trabalha para diminuir ainda mais os gastos com aluguéis de imóveis. “Trabalhamos para cortar pela metade os valores pagos atualmente. Há ainda proposta em negociação, alguns proprietários querem diminuir só 30%, porém vamos avaliar cada caso.”

A chefe da pasta revela que se não obtiverem êxito na negociação de redução nos custos mensais de aluguéis, outros imóveis poderão ser ocupados, com valores menores. “São medidas que precisam ser tomadas, assim como a gente faz na casa da gente. Do jeito que está, não pode ficar, o Município não vai comportar esse custo,” exemplifica.

ORDEM É CORTAR
Outras ações também estão em curso para garantir menos despesas públicas. Redução dos gastos com recolhimento do lixo, diárias e horas extras são prioridades da Administração Municipal. Além disso, cada secretário municipal, até o dia 10 de maio terá que apresentar alternativas e ações para diminuir os gastos gerenciais das secretarias que administram. A proposta é de projetar o equilíbrio financeiro até o fim do primeiro semestre.

Guilherme Siebeneichler