A técnica de enfermagem no setor Covid do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Marieli Marth, 28 anos, foi a escolhida para receber a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus. “Me sinto muito feliz por representar todos os profissionais de saúde em um momento tão marcante na vida da população”, comemorou.
O ato solene do início da imunização em Venâncio Aires ocorreu na recepção da casa de saúde, com a presença de autoridades municipais e profissionais de saúde.
As 700 doses recebidas nessa primeira etapa cobrirão 100% dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia (639) e de idosos em casas de repouso (61). “Este é o primeiro passo para controle da pandemia mas as medidas de prevenção ainda precisam ser respeitadas”, avaliou o prefeito Jarbas da Rosa.
Na Capital do Chimarrão serão 61 doses voltadas aos idosos que vivem atualmente em casas de repouso. Outras 639 vacinas são direcionadas aos profissionais da saúde. A aplicação da segunda dose ocorre entre 14 e 28 dias.
Prioridade na imunização é para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate a pandemia. A 13ª CRS recebe 4,4 mil doses da vacina.
O estado recebeu na noite desta segunda-feira, 18, 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceira com o laboratório Sinovac, e iniciou a distribuição para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Dessa forma, na terça, 19, os municípios já poderão começar a vacinação.
A campanha no RS seguirá as diretrizes do Plano Nacional e Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, serão os profissionais da saúde da linha de frente contra Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.