Nesta terça-feira, 17, o presidente da Assembleia gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), inaugurou a Feira das Agroindústrias Familiares ‘Sabor Gaúcho’. O evento, inédito e idealizado por iniciativa de Brito, é uma promoção da Presidência da ALRS, dos Produtores Gaúchos Unidos, da Emater-ASCAR/RS e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e será realizado durante toda o dia, entre 8h30 e 19h, na entrada principal do Palácio Farroupilha.
Brito expressou, durante o ato, a relevância da EMATER para os empreendedores rurais. “Antes de sair da Presidência, precisávamos concretizar esta ideia. É a nossa agroindústria crescendo com apoio dos técnicos e dos agrônomos. Eu estou ajudando a EMATER/ASCAR há muito tempo, desde a crise enfrentada, quando fomos ao STF, quando eu era presidente da Comissão de Agricultura aqui da Casa”, afirmou o chefe do Legislativo, ao reconhecer ainda as parcerias com o ex-secretário da SDR, Ronaldo Santini, e o atual titular da pasta, Vilson Covatti.
A solenidade foi presenciada por Norton Baum, chefe de gabinete da SDR; Bernardo Barbosa Ibargoyen, fundador e responsável pelos Produtores Gaúchos Unidos; Arlindo Emmel Neto, coordenador do Gabinete Parlamentar da Presidência da ALRS; Márcio Dalbem, integrante do PEAF, Programa Estadual de Agroindústrias Familiares; Carlos Cogo, superintendente Administrativo e Financeiro; e Cibele Lazzari, coordenadora do FDDR.
Em discurso, Baum assegurou que sem a EMATER, o Rio Grande e a Agricultura estariam “de mal a pior”, e fez um relato acerca de uma visitante da feira. “Ela disse: ‘Comprei uma cuca e o sabor me remeteu à infância, 50 anos atrás’”, revelou, ao saudar ainda o Parlamento pela iniciativa, que classificou como “louvável”.
Dalbem e Ibargoyen também estenderam felicitações a Brito pelo espaço destinado. “Cada doce, cada vinho carregam em si as famílias produtoras, que garantem as tradições. O selo ‘Sabor Gaúcho’ é sinônimo de qualidade e respeito ao meio ambiente. Agradeço ao presidente Brito, pois a gente bateu a porta, aqui, da Assembleia, e ela se abriu. Esta parceria transforma vidas”, reconheceu o integrante do grupo ‘Produtores Gaúchos Unidos’, criado com a intenção de superar adversidades do setor após as enchentes.
As agroindústrias participantes oferecem ao público laticínios, embutidos, geleias, doces e pães. Os empreendimentos presentes são: Crochemore (Pelotas), Casa do Sabor (Paraí), Estrelat (Estrela), Produtos Lilien (Picada Café), Smiderle (Nova Pádua), Skyllo Nozes (Arroio do Tigre), Sabores do Rancho (Estância Velha), Produtos Rodeio (Presidente Lucena), Cachaçaria Harmonie Schnaps (Harmonia), Zottis (Bento Gonçalves), Hermes (Arroio do Tigre), Mel da Terra (Santo Antônio da Patrulha), Azeite de Oliva Nô (Pinheiro Machado) e Truteria (Eldorado do Sul).
CRÉDITO: AI ALRS
FOTO: Rodrigo Rodrigues