Prêmio Afubra/Nimeq abre as inscrições

Olá Jornal
dezembro17/ 2018

O 6º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar está com as inscrições abertas no site da Afubra (www.afubra.com.br/expoagro) nas categorias Empresa e Inventor.

Na categoria Empresa, podem se inscrever empresas expositoras da 19ª Expoagro Afubra, que sejam fabricantes de máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, inclusive, sistemas informatizados para o uso no meio rural, produzidos e fabricados no Brasil e voltados à agricultura familiar. O prazo de inscrições encerra no dia 15 de março. A comissão julgadora analisará: novidade na fabricação, constituam-se como inovação tecnológica ou aperfeiçoamento, contribuam para a produtividade agrícola e para a preservação do meio ambiente e sejam voltados para agricultura familiar. Podem concorrer, também, equipamentos ou os componentes agrícolas que estejam sendo desenvolvidos por fabricantes ou consórcios de fabricantes/instituições de pesquisa, ainda que em fase de protótipo. Os equipamentos devem estar expostos durante os três dias da feira.

Já a categoria Inventor é para agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas. Ambos precisam estar empregados na agricultura familiar. A categoria é destinada para inventos de máquinas, equipamentos ou ferramentas agrícolas inovadoras. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. De todas as máquinas inscritas, a comissão julgadora selecionará três para serem expostas na 19ª Expoagro Afubra. Os critérios para seleção são: originalidade e criatividade, praticidade do equipamento em facilitar e agilizar o trabalho no campo, viabilidade de sua fabricação em larga escala, menor impacto social e ambiental e relação custo/benefício.

O Prêmio é uma promoção da Afubra com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel). A sexta edição ainda tem a parceira da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Emater/RS-Ascar.

CRÉDITO: AI Afubra

Olá Jornal