A Administração Municipal está com processo licitatório aberto para a contratação de empresas que farão o transporte escolar. O serviço terceirizado leva em consideração o custo por quilômetro rodado e abrange todas as localidades do município. O valor anual para custear o serviço alcança R$ 4.349.030,00. Neste ano, o poder público reduziu o número de trajetos realizados entre as escolas. No ano passado eram 23 roteiros de ônibus e vans. Em 2018 serão 17 percursos.
O edital aberto receberá propostas de empresas interessadas até o dia 15 de fevereiro. A contratação do serviço de transporte escolar para atendimento de trajetos não abrangidos pela linha regular atende alunos da pré escola, ensino fundamental, educação especial, ensino médio, da rede municipal e estadual e alunos da APAE.
Conforme a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, uma equipe da pasta calculou os custos com o uso de GPS. “Foi um trabalho bastante intenso e buscando o melhor roteiro para este serviço. É preciso analisar todos os trechos e a estrutura atual das vias, isso também foi levado em consideração.”
Os veículos das empresas contratadas não poderão ter mais de 10 anos e precisam contar com a presença de um monitor para auxiliar nos trabalhos junto aos estudantes. A prestação do serviço deve iniciar até o dia 21 de fevereiro e terminará com o encerramento do ano letivo, no máximo até 31 de dezembro de 2018.
Entre os trajetos, o que possui o custo mais elevado cruzará por 17 localidades, percorrendo 540 quilômetros por dia. O serviço terá o custo diário de R$ 4,4 mil. Neste caso serão transportados 144 alunos da pré-escola, ensino fundamental e médio, na rede estadual e municipal. Todos são moradores da região serrana do município.