Prefeitura reforça demandas para o trecho da RSC-453, em Venâncio Aires, para inclusão no edital de concessão da rodovia 

Olá Jornal
janeiro24/ 2025

Em Venâncio Aires, a etapa de consulta pública que vem sendo realizada pelo Governo do Estado sobre o projeto de concessão de rodovias gaúchas que integram o chamado Bloco 2 (ERS 135, ERS 324, RSC 453 e BR 470), recebeu uma série de sugestões e discussões, durante audiência, na tarde desta sexta-feira (24). Durante o encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores, na tarde desta sexta-feira (24), um ofício documentando as demandas do município foi entregue ao secretário de Parcerias e Concessões do Estado, Pedro Capeluppi, pela prefeita em exercício, Izaura Landim. 

No documento, entre as necessidades apresentadas para a região de Venâncio Aires, estão obras para travessia segura de pedestres para os bairros Battisti, Coronel Brito, Brands, Macedo, Brígida, Cruzeiro e Distrito Industrial. Para garantir esse trânsito, o município pede elevadas em quatro pontos da rodovia: acesso Distrito Industrial, acesso bairros Brands e Macedo, acesso bairros Coronel Brito e Cruzeiro e acesso bairros Battisti e Brígida. A Prefeitura também apresenta a necessidade de construção de ruas laterais ao longo da extensão da rodovia que passa pelo trecho urbano do município, bem como a duplicação da rodovia neste mesmo trecho, até o sexto ano de vigência da nova concessão. Também acompanharam a reunião, representantes dos municípios de Mato Leitão, Santa Clara do Sul…

Ainda entre as demandas de Venâncio Aires está o pedido para retirada da cobrança “free flow”, prevista no trecho que compreende Venâncio Aires e Mato Leitão. A solicitação é baseada na justificativa de que o pedágio naquele local, vai gerar rotas alternativas para quem quiser evitar a cobrança pela VRS 816, em Linha Travessa. Com isso, o aumento expressivo no fluxo especialmente de carros pesados pela via, pode comprometer a pavimentação no local.

Entre as questões abordadas também está o valor a ser cobrado pelos pedágios no sistema free flow previstos na concessão em R$ 0,23 o quilômetro rodado. No edital para a concessão está disposto o investimento de R$ 6,7 bilhões em obras, dos quais R$ 1,3 bilhão seria custeado pelo governo do Estado. Sem o aporte do governo gaúcho, o custo do quilômetro seria de R$ 0,32. Os municípios traçados pelas rodovias do bloco 2 solicitam ainda um prazo maior para os estudos e apontamentos, considerando que a concessão será para os próximos 30 anos. Um aporte maior de investimentos por parte do governo estadual também é sugeridos pelas Prefeituras. 

O chamado “Bloco 2” abrange 32 municípios gaúchos e tem um total de 414,91 quilômetros de extensão. A concessão prevê a duplicação de 244 quilômetros e a implementação de 101 quilômetros de terceiras faixas para ampliar a fluidez e a segurança das estradas da região, uma das mais afetadas pelas enchentes de maio de 2024. 

O secretário estadual destacou que a tarifa está diretamente relacionada com o volume de investimentos que tem que ser feito nas rodovias. “Mais investimentos demandam uma tarifa mais alta. É importante que a sociedade possa entender essa lógica para a gente avançar na discussão”, destacou Capelutppi. Depois do período de consulta a população que vai até fevereairo e da avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Governo do Estado pretende publicar o edital para contratação de empresas responsável pelas obras, o que conforme o secretário, deve acontecer ainda no início do segundo trimestre. 

Nº do Pórtico / Estrada / Km / Local / Valor

•P01 – ERS-128 / Km 18 / Fazenda Vilanova / R$ 3,81

•P02 – ERS-129 / Km 81 / Muçum / R$ 4,04

•P03 – ERS-129 / Km 92 / Vespasiano Correa / R$ 2,35

•P04 – ERS-129 / Km 101 / Dois Lajeados / R$ 2,08

•P05 – ERS-129 / Km 117 / Guaporé / R$ 4,00 

•P06 – ERS-129 / Km 139 / Serafina Correa / R$ 4,63

•P07 – ERS-129 / Km 160 / Casca / R$ 3,85

•P08 – ERS-130 / Km 75 / Arroio do Meio / R$ 2,17

•P09 – ERS130 / km 93 / Encantado / R$ 5,66

•P10 – ERS135 / km 18,44 / Coxilha / R$ 4,84

•P11 – ERS-135 / Km 30 / Sertão / R$ 4,04

•P12 – ERS-135 / Km 46 / Estação / R$ 4,26

•P13 – ERS-135 / Km 65 / Erechim / R$ 4,64

•P14 – ERS-324 / Km 195 / Passo Fundo / R$ 3,67

•P15 – ERS-324 / Km 219 / Marau / R$ 4,54

•P16 – ERS-324 / Km 233 / Vila Maria / R$ 4,85

•P17 – ERS-324 / Km 260 / Casca / R$ 4,24

•P18 – ERS-324 / Km 279 / Nova Bassano / R$ 4,06

•P19 – ERS-324 / Km 288 / Nova Prata / R$ 4,21

•P20 – RSC-453 / Km 10 / Venâncio Aires / R$ 3,77

•P21 RSC453 / km 26 / Cruzeiro do Sul / R$ 3,15

•P22 – RSC-453 / Km 50 / Estrela / R$ 3,73

•P23 – RSC453 / km 70,5 / Boa Vista do Sul / R$ 4,51

•P24 – RSC-453 / Km 86 / Carlos Barbosa / R$ 5,29

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