A Prefeitura de Venâncio Aires criou uma nova aba no site onde informa todas as despesas e receitas com a pandemia do Coronavírus no município. O Registro atende a Lei Federal nº 13.979/2020 de fevereiro de 2020 e demais determinações dos órgãos de controle e fiscalização. Os dados são atualizados em tempo real, de acordo com o surgimento de novas entradas e saídas de recursos na Secretaria Municipal de Saúde.
A Auditora Interna da Prefeitura, Juliana Luisa Marcuzzo,
Além de cumprir a exigência da Lei Federal de divulgação das despesas, o Município ampliou a informação ao disponibilizar as receitas, despesas e a sobras referente a cada recurso recebido. “Conseguimos transcender a legislação com o intuito de deixar bem claro o que, onde e de que forma os recursos estão sendo aplicados”, acrescenta Juliana Marcuzzo, que em conjunto com os servidores Marinete Bortoluzzi, da Secretaria de Saúde, e Geraldo Ribeiro, do TI, estruturou o Portal.
O Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, enfatiza que “o Município vem recebendo diversos recursos para o enfrentamento do Covid-19 e temos a obrigação de cuidar muito bem destes recursos e também de dar transparência para nossa comunidade”.
Nesta segunda-feira, 06, o Portal registrava em receita R$ 5.410.943,02, proveniente de recursos recebidos para o Sistema Único de Saúde e Sistema Único de Assistência Social por meio de emendas parlamentares, aumento de tetos de atenção básica e especial, auxílio financeiro decorrente da Lei Complementar 173/2020.
Já em despesas constam R$ 3.465.483,49, utilizados em aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), testes rápidos, estruturação do Centro Respiratório e Hospital São Sebastião Mártir, que recebeu a maior parte dos recursos através de Termos de Convênio destinados a aquisição de EPIS, custeio da UTI Covid e da Clínica Covid.
Para acessar o Portal basta entrar no site da Prefeitura (venancioaires.rs.gov.br) e clicar na aba verde ‘Registro de Receitas e Despesas Covid-19’ ou entrar diretamente no Portal de Transparência.
CRÉDITO: AI PMVA