Na Semana Nacional do Trânsito, as secretarias de Segurança Pública e Planejamento e Urbanismo apresentaram nesta quarta-feira, 22, atualização do estudo de mobilidade urbana que busca melhorias no fluxo de veículos em Venâncio Aires. Realizado em 2014 pelo engenheiro Rui Voldinei Pires, as atualizações foram debatidas com o prefeito Jarbas da Rosa e serão levadas, no dia 30 de setembro, para apreciação do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran). Entre as propostas para se colocar em prática nos próximos dias está a instalação de uma sinaleira no centro da cidade e a adoção de mão única nas vias perpendiculares, entre as ruas Barão do Triunfo e Treze de Maio.
Com aproximadamente 72 mil habitantes e 50 mil veículos em circulação, o trânsito da Capital do Chimarrão sofre com congestionamentos, especialmente em horários de pico, próximo ao meio-dia e finais de tarde. “Para melhorar o fluxo no centro, a proposta é a instalação de sinaleira na Tiradentes com a rua Jacob Becker e a adoção de mão única em vias perpendiculares do miolo central”, explica o coordenador de Trânsito, Jair Garcia.
As primeiras alterações que serão levadas à apreciação do Comtran levam em conta a adoção de mão única nas ruas Barão do Triunfo e Conde D’eu, além de alteração nos sentidos das ruas Pastor Menzel e Rufino Pereira. “O objetivo é facilitar o fluxo e estacionamento nessas ruas e, ao mesmo tempo, reduzir o perigo no acesso às vias principais, como Osvaldo Aranha, Tiradentes e Júlio de Castilhos”, acrescenta Garcia.
A sinaleira na Jacob Becker foi alternativa encontrada a partir de emenda impositiva do vereador Ezequiel Stahl (PTB) para melhorar o fluxo de veículos e também pedestres. “Buscaremos ali melhorar o cruzamento e também implantar a primeira sinaleira com temporizador para passagem de pedestres de Venâncio e aviso sonoro para acessibilidade de deficientes visuais”, acrescentou o engenheiro Marco Aurélio Holz.
A Administração Municipal reconhece que o local de maior gargalo é a esquina entre 15 de Novembro e Tiradentes. No entanto, o recurso disponível não é suficiente para a implantação de semáforo no local e rotas alternativas também são buscadas para reduzir o problema.
O prefeito Jarbas da Rosa destaca que a implantação das mudanças acontecerá após debate do Conselho e de forma gradual. Para ele, outras alterações são necessárias, porém exigem investimentos altos do município e a pavimentação de vias alternativas para desafogar o trânsito. “O trânsito a gente direciona para onde quiser, mas é preciso vias asfaltadas e em boas condições”, destaca Jarbas da Rosa.
As alterações, caso aprovadas pelo Conselho, serão adotadas em fase de teste ainda no mês de outubro.