Prefeitura de Venâncio inaugura o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil

Olá Jornal
junho28/ 2024

Simbolizando o desenvolvimento na área da saúde e tornando realidade para a comunidade de Venâncio Aires, o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai) é inaugurado de forma oficial, representando um dos maiores esforços da Administração Municipal. Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Cruzeiro, é a concretização do projeto previsto no plano de governo, com o objetivo de apresentar um serviço qualificado a gestantes, bebês e crianças, garantindo um atendimento de qualidade na saúde pública.

O prefeito Jarbas da Rosa, celebrou a tarde especial com essa conquista em prol do desenvolvimento da saúde de Venâncio. “Hoje nós entregando essa unidade de saúde de quase mil metros quadrados que vai revolucionar a história da saúde em Venâncio Aires, da saúde infantil, da saúde da mulher, da gestante. O novo local de referência não só para o município de Venâncio Aires, mas para todo o estado do Rio Grande do Sul. Uma obra de qualidade que nos orgulha. Uma das obras mais lindas de estrutura e talvez da história de Venâncio Aires. Mesmo com muito trabalho, com enchentes, a obra foi entregue no tempo certo, isso dá orgulho para nós. Dentro de uma gama de mais de 300 obras já entregues em Venâncio Aires, ela faz parte de um conjunto de um trabalho realizado desde 2021 de uma equipe técnica profissional. Então, é mais uma obra, não é a obra principal, por que o maior legado que um administrador pode deixar é dizer que nós temos muito ainda para fazer, ainda temos que caminhar muito e nós vamos trabalhar para isso. Tem coisas que não se paga com dinheiro que é gostar de trabalhar, amar o povo. Que uma administração pode deixar é isto, é no dia a dia, é nos mínimos detalhes, é no olhar, é no abraço, é na empatia e no acolhimento, principalmente fazendo o melhor para todas as pessoas”, destacou o prefeito.

A unidade passa a atender o serviço que era ofertado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, e terá 14 profissionais capacitados entre enfermeiras, técnicos de enfermagem, colaboradores na higienização, atendentes, e médicos da área da ginecologia, obstetrícia, nutrição e pediatria, e que serão realocados para a nova estrutura. A rede de saúde municipal conta com 306 gestantes realizando o pré-natal.

Para o secretário de Saúde, Alan Flores da Rosa, “O trabalho que será realizado aqui, realizado até então no Posto Central onde tinha o espaço já bastante reduzido porque nossa população cresceu bastante. Agradecer a todos e dizer que estou muito contente e muito feliz de estar aqui e fazer parte desta inauguração. Essa obra é de extrema importância para o município, porque trará conforto a todas as nossas mulheres e as nossas crianças. A UPA veio para salvar vidas, e o Cemai para dar seguimento e representar a vida, porque acompanhamos a mulher e realizamos todos os procedimentos dela, como gestação, pré-natal, e depois acompanhar as crianças quando nascem até os 12 anos. Então, temos duas obras, uma do lado da outra, que são grandiosas para a saúde do município”, lembrou o secretário.

O local conta com consultórios médicos e de enfermagem e disponibilizará atendimento ginecológico, obstétrico, pediátrico, psicológico, nutricional, odontológico, farmacêutico, além de salas para imunização, amamentação, nebulização, procedimentos, farmácia e, ainda, com uma ampla área de recreação para as crianças. Além disso, será entregue para a comunidade um playground, com balanço, escorregador e casinhas.

A enfermeira coordenadora do Cemai, Daiana Toillier Ruaro, destacou sobre ter um espaço amplo e adequado para os atendimentos. “Desde a visita com o prefeito Jarbas da Rosa ao Cemai de Santa Cruz do Sul nós começamos a acreditar neste sonho. Hoje, eu juntamente da equipe do Cemai, estamos muito felizes. Poder trabalhar em um espaço amplo e acolhedor vai facilitar e qualificar ainda mais os nossos atendimentos. Ter uma unidade bem identificada vai facilitar a compreensão da comunidade sobre qual público realmente atendemos. Agradeço todas as autoridades, a todos que ajudaram na construção e por tornar nosso sonho realidade”, salientou Daiana.

Um local de muita importância e que garante um acompanhamento para a gestação e saúde da mulher e da criança. O vereador Tiago Quintana, que atuou como secretário da Saúde e esteve na implantação do projeto, salientou que “desde que nós assumimos a gestão foram mais de 30 projetos relacionados à área da saúde que passaram pela Câmara e todos aprovados em tempo recorde. Então, está se tornando realidade aquele sonho do complexo de saúde aqui e não vai parar por aqui porque tem muito espaço para a gente construir mais política pública de saúde e que vamos dar continuidade com certeza. Minha mãe quando chegou aqui disse que as portas do centro materno infantil pareciam um consultório particular. Não, elas são do SUS. É por isso que a gente luta, é por isso que vale a pena estar na linha de frente da política. Ofertando o melhor e com qualidade para o nosso povo de Venâncio”, comentou o vereador.

Presente na solenidade, o deputado federal e ex prefeito de Venâncio Aires, o médico Airton Artus, falou sobre a realização do belo complexo de saúde. “Há quatro anos fizemos uma visita neste terreno e pensamos em um centro materno infantil. E surgiu a ideia no programa de governo da obra garantida e essa vai sair do papel. Então, é realmente gratificante a gente vir aqui ver isso hoje. Um local assim com muito capricho e tendo reconhecimento de que era uma medida certa, atitude um pouco incisiva, mas era uma medida certa, com este complexo da saúde. A gente pode fazer um sistema de saúde público dando um atendimento com dignidade e que é isso que as pessoas precisam, de pessoas como a gente que veste a camisa, entra em campo e bota para acontecer. Parabéns Venâncio, parabéns ao povo de Venâncio e felicidade para aqueles que vão usufruir desta bela obra”, enfatizou Artus.

A estrutura do Cemai tem 973,70 metros quadrados (m²), o que garante um lugar espaçoso e aconchegante, com aparelhos modernos, podendo assim fortalecer o atendimento direcionado a gestantes e crianças, atendendo às demandas específicas e emergentes da comunidade. O local teve investimento total de R$ 4.208.495,66, e a empresa responsável pela obra foi a venâncio-airense ALM Engenharia.

A cerimônia de inauguração teve a apresentação da banda da Escola Municipal Cívico Militar Cidade Nova, e após os pronunciamentos, o momento culminou com o descerramento da fita e da placa de inauguração. Em seguida, todos foram convidados a visitar as instalações do Cemai, conferindo de perto o cuidado e a dedicação empregados em cada detalhe, com ambiente moderno e acolhedor para receber a comunidade, marcando o início de uma nova etapa na saúde de Venâncio Aires.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal