A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e da Secretaria de Meio Ambiente, define diretrizes para a execução do Estudo Hidrológico do município. Na última semana, uma reunião online foi realizada para alinhar a entrega do Termo de Referência que será realizado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Caixa Políticas Públicas, e visa a prestação de serviços nas modalidades de Assistência Técnica e de Análise e Assessoria em Projetos e Empreendimentos, tais como identificar a definição das necessidades, interesses, prioridades, fatores contingentes, recursos disponíveis e demais elementos necessários para possibilitar a elaboração de projeto que contemple o conjunto das necessidades sociais, funcionais, estéticas e econômicas do Estudo Hidrológico.
O projeto norteará a revisão completa do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana, e principalmente para as atividades de reconstrução das regiões atingidas pela enchente ocorrida em maio, entre outras ações como explica a secretária do Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza. “Este projeto que está sendo executado será para identificar os planos de trabalho para minimizar os danos causados por enchentes que acontecem e, também, sanar outros feitos como enxurrada, deslizamentos de terra, secas, captação de água, entre outros. É importante salientar que o projeto vai permitir apontar as situações pontuais para colocar em prática as necessidades específicas de cada local”, explica a secretária.
Após a finalização, pela Caixa, do Termo de Referência, segue para caracterizar o objeto para contratação de empresa que fará o Estudo Hidrológico, por meio de certame licitatório.
CRÉDITO: AI PMVA