A Philip Morris International (PMI) anuncia a suspensão de seus investimentos planejados na Federação Russa, incluindo todos os lançamentos de novos produtos e investimentos comerciais, de inovação e fabricação. A empresa também ativou planos para reduzir suas operações de fabricação na Rússia em meio a interrupções contínuas da cadeia de suprimentos e ao ambiente regulatório em evolução e afirma que continuará monitorando a situação à medida que ela evolui.
“Vimos com choque a guerra em Ucrânia e condenamos a violência nos termos mais fortes possíveis. Estamos solidários com os homens, mulheres e crianças inocentes que estão sofrendo”, declarou o diretor executivo, Jacek Olczak. “Nós nos juntamos às muitas vozes que pedem o fim imediato da guerra e a restauração da paz.”
De acordo com Olczak, a prioridade imediata é a segurança dos mais de mil funcionários e suas famílias na Ucrânia, atuando para cumprir três missões críticas: ajudar a evacuar mais de 800 pessoas, até o momento, inclusive das áreas mais impactadas; fornecer ajuda aos funcionários que permanecem na Ucrânia; e fornecer aos que deixaram o país apoio logístico, médico, financeiro e outros apoios práticos nos países vizinhos. Os salários continuarão a ser pagos a todos os funcionários ucranianos durante este período, assegura o diretor.
Além disso, a PMI afirma que continua apoiando os esforços humanitários, prestando ajuda e fazendo todo o possível pelos seus funcionários e o povo da Ucrânia. São realizadas entrega de alimentos, remédios e outras necessidades básicas, em parceria com ONGs em vários países. Em um período recente de cinco dias, os funcionários doaram mais de US$ 300.000 para apoiar os esforços de ajuda por meio de do programa de caridade liderado pelos próprios colaboradores. A multinacional irá igualar essas doações e ainda prometeu US$ 10 milhões para apoiar os esforços humanitários internacionais.
“Dada a situação, o Conselho de Administração e nossa equipe de gerenciamento sênior decidiram suspender todos os nossos investimentos planejados na Rússia e ativar planos para reduzir nossas operações de fabricação. Apoiaremos nossos funcionários na Rússia durante esse período, inclusive continuando a pagar seus salários”, acrescentou Olczak.
SAIBA MAIS
A PMI entrou no mercado ucraniano em 1994. Em 25 de fevereiro de 2022, anunciou a suspensão temporária de suas operações na Ucrânia, inclusive em sua fábrica em Kharkiv. Em 2021, o país representou cerca de 2% do volume total de remessas de cigarros e unidades de tabaco aquecido da PMI e menos de 2% da receita líquida total. A empresa tem uma fábrica e cerca de 1.300 funcionários e tem planos de contingência para reiniciar o fornecimento de produtos assim que as condições de segurança permitirem.
Em 2021, a Rússia representou quase 10% do volume total de remessas de cigarros e unidades de tabaco aquecido e cerca de 6% da receita líquida total da empresa. A PMI abriu seu primeiro escritório de representação na Rússia em 1992 e conta com mais de 3.200 funcionários no país.
Foto: Divulgação PMI