Philip Morris International lidera lista da Forbes de empresas que mais avançam para uma economia de baixo carbono

Olá Jornal
junho07/ 2024

A Philip Morris Internacional (PMI) ficou em primeiro lugar no ranking Net Zero Leaders de 2024 da Forbes, que destaca as 100 empresas dos Estados Unidos mais bem posicionadas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A operação brasileira tem contribuído ativamente na jornada da companhia para a conquista Net Zero, ou zero líquido, que é o equilíbrio entre as emissões e as compensações de CO2 (carbono) e outros gases de efeito estufa.

A planta da Philip Morris Brasil (PMB), em Santa Cruz do Sul (RS), é certificada como Carbono Neutro desde 2022 e atingiu a meta três anos antes do prazo definido pela PMI globalmente. Atualmente, 20% da energia utilizada na fábrica vem de caldeiras de biomassa, que utilizam materiais renováveis para produzir energia.
A PMB está ciente de que parte significativa de suas emissões são decorrentes do processo de cura do tabaco. Para endereçar este ponto, a empresa investe no uso de novas tecnologias, como ar forçado e energia solar, reduzindo em até 50% o consumo de lenha; o projeto de cura de tabaco com energia renovável está sendo ampliado em parceria com o SENAI-RS.

A Forbes utilizou dados das empresas Sustainalytics e Morningstar para classificar o compromisso das empresas com um futuro Net Zero. Também considerou a estrutura de gestão de cada companhia para auxiliar na avaliação de riscos, governança, estratégia, métricas para atingir as metas de descarbonização para os escopos 1+2+3, bem como a solidez financeira para resistir à concorrência da indústria e à turbulência econômica.
O avanço da PMI está alinhado com a estratégia da empresa de passar de fabricante de cigarros para a posição de líder em produtos sem fumaça. “A PMI está se transformando completamente. Nosso progresso é medido, relatado e real. Temos plena consciência de que só poderemos atingir o nosso propósito incorporando a sustentabilidade em todos os aspectos do nosso negócio”, afirma Branko Sevarlic, Diretor executivo da PMB.

Ações ambientais

A PMB tem programas focados na redução do impacto ambiental, com proteção de mata nativa e nascentes, além de projetos para apoiar produtores rurais inseridos na agricultura familiar, principalmente na Região Sul, onde está concentrada a cultura do tabaco e a operação fabril da empresa.

Um deles é o programa Protetor das Águas, reconhecido pela Agência Nacional das Águas (ANA). A ação visa proteger as nascentes de rios em propriedades rurais em Vera Cruz (RS) e contribuir para a melhoria da qualidade da água em diversos pontos de monitoramento. Os produtores desempenham um papel fundamental na proteção das áreas rurais e nascentes. A empresa tem como meta global garantir que todos os seus produtores de tabaco tenham água de fonte segura até 2025.
Outro destaque do relatório é a restauração de sete subtrechos do rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, que abastece o Lago Dourado, principal fonte de água para o município. O trabalho integra o plano da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e é realizado em parceria com organizações focadas em proteção ambiental.
Para a preservação da mata nativa, a empresa implementa ações como o projeto Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, uma iniciativa pioneira que a PMB está liderando no Rio Grande do Sul. Trata-se de um título de crédito que visa incentivar a sustentabilidade em propriedades rurais: os produtores rurais recebem um pagamento adicional da empresa por preservar a mata nativa na propriedade, seguindo os princípios do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Em 2024, está planejada a expansão do projeto para os estados de Santa Catarina e Paraná.

Outro destaque é o Programa Responsible Leaf, que faz um diagnóstico socioambiental das unidades produtoras de tabaco. Técnicos da PMB visitam as propriedades rurais e avaliam a infraestrutura produtiva, verificando também a conformidade com as legislações ambiental, trabalhista e de direitos humanos. A PMB também trabalha em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado na elaboração do Índice de Sustentabilidade Auéra, uma ferramenta inovadora para mapeamento e gestão da sustentabilidade em pequenas propriedades rurais.

Sobre a Philip Morris
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa global líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 12.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 31 de dezembro de 2023, 84 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 20.8 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 37% da receita líquida total da PMI para o terceiro trimestre de 2023. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite  www.pmi.com e www.pmiscience.com.

CRÉDITO: AI PMI

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