Para alcançar a meta de ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres nos próximos três anos, a Philip Morris Brasil (PMB) ampliou suas iniciativas para a promoção da igualdade de gênero, da diversidade e da inclusão entre seus colaboradores. Desde fevereiro deste ano, a empresa faz parte do Movimento Mulher 360 (MM360), unindo esforços a outras grandes empresas do País, também dispostas a promoverem a diversidade e a ampliação da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.
“Temos o compromisso de construir uma cultura inclusiva e diversa, que respeita e valoriza igualmente todos os colaboradores. Dessa forma, somamos esforços ao Movimento Mulher 360, para que a equidade de gênero avance no País. A empresa vive uma grande transformação de seu negócio e sabemos da importância das mulheres em um processo de inovação”, destaca Renata Mazoco, gerente sênior de Eficiência Organizacional da Philip Morris Brasil.
O MM360 tem como base de suas atividades os sete princípios de empoderamento das mulheres instituído pela ONU MULHERES, entre eles a necessidade de estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros. “Acreditamos que a equidade de gênero nas empresas é um passo fundamental para além da promoção da justiça social, sendo um diferencial competitivo para os negócios. Por isso, atuamos fortemente no fomento, sistematização e disseminação das boas práticas corporativas. Contar com a Philip Morris Brasil, que já tem este compromisso, é um grande reforço para nosso trabalho”, afirma Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360.
Experiência com a igualdade, a diversidade e a inclusão
Com presença feminina em 43% dos cargos de liderança, a Philip Morris Brasil também foi a primeira empresa no País a receber a certificação Equal Salary, concedida pela Equal Salary Foundation, em 2019, por remunerar igualmente homens e mulheres por trabalho equivalente. Para a empresa, contar com equipes diversas e uma cultura inclusiva é um fator fundamental para o fortalecimento de seus negócios e para a promover a inovação.
Alinhado à estratégia da companhia, a Philip Morris Brasil implementou, em 2019, seu Programa de Desenvolvimento para a Liderança Feminina, com foco na capacitação de competências específicas e fortalecimento da rede de relacionamento interna de suas participantes. Como consequência, essas profissionais fomentam um ambiente de maior inclusão em todos os níveis da organização ao atuarem como embaixadoras do tema e influenciadoras do processo decisório.
Além dessas iniciativas, a Philip Morris Brasil lançou o Empow#Her, grupo formado por representantes de todas as unidades e áreas da empresa, visando a promoção da equidade de gênero. Com um trabalho focado em três pilares – contratação e desenvolvimento, comunicação interna e externa e mitigação de vieses inconscientes –, o grupo, criado e gerenciado por colaboradoras da PMB, já possui uma lista de conquistas como: criação de um grupo de networking feminino, treinamentos para desenvolvimento da liderança, salas de amamentação nas principais localidades, entre outros. Para 2020, o foco do trabalho será a lide ran&cced il;a feminina.
Philip Morris Brasil
Afiliada da Philip Morris International (PMI) que está liderando a transformação na indústria do tabaco para criar um futuro sem fumaça e substituir os cigarros por produtos sem fumaça, para o benefício de adultos que continuariam fumando, para a sociedade, para a companhia e para os investidores. Líder no mercado de tabaco, dedicada à fabricação e venda de cigarros, produtos de aquecimento de tabaco, dispositivos e acessórios eletrônicos, a Philip Morris Brasil atua no País há 45 anos. A companhia está liderando uma transformação no setor para criar um futuro sem fumaça, substituindo os cigarros por alternativas sem fumaça que, embora não sejam isentas de riscos, são uma escolha muit o melhor do que continuar fumando. Com áreas multidisciplinares em desenvolvimento, instalações de última geração e comprovação científica, a PMI visa garantir que seus produtos sem fumaça atendam às preferências dos adultos fumantes e aos rigorosos requisitos regulatórios, para benefício da sociedade, da empresa e de seus acionistas. O portfólio da PMI inclui tabaco aquecido e produtos que contêm nicotina. No final de 2019, a estimativa da PMI era de que aproximadamente 9,7 milhões de adultos fumantes em todo o mundo parariam de fumar e migrariam para seu produto de tabaco aquecido, IQOS, atualmente disponível para venda em mais de 50 mercados. Para mais informações, acesse os sites da PMI, PMIScience e www.pmi.com/markets/brazil/pt/ science-and-innovation
CRÉDITO: AI PMB