Encerrou na manhã desta quinta-feira, 16, a Innovation Fair, realizada desde o último dia 14, na unidade da Philip Morris Brasil em Santa Cruz do Sul. Esta foi a primeira vez que o Brasil sediou o evento, que já havia sido promovido pela Philip Morris International em suas afiliadas do México e Colômbia.
Os três dias da Feira somaram quase 30 horas de programação, incluindo palestras, visitas e apresentações focadas no tema inovação. A importância do evento trouxe a Santa Cruz do Sul algumas das principais lideranças do Brasil e do exterior.
Já na abertura da Feira, a palestra de Frederic Ahkit, do São Francisco Innovation Outpost – escritório criado pela PMI para identificar empresas que trabalham em iniciativas inovadoras e de tecnologia – mostrou os avanços em diferentes áreas, com exemplos do uso da realidade virtual e aumentada, que estão promovendo a interação entre homem e máquina. O executivo também citou exemplos de tecnologias e novos processos, que estão transformando áreas como gestão, pesquisa, recursos humanos, comunicação e logística, entre outros.
A apresentação foi uma introdução ao que seria visto durante o evento. Com a participação de aproximadamente 75 representantes da companhia vindos da Ásia, Europa e América Latina, além de 45 do Brasil, foram expostas iniciativas e equipamentos, bem como resultados obtidos pelas filiais ao redor do mundo, em diferentes áreas, como processos produtivos, segurança do trabalho, qualidade, entre outras.
“Foram três dias intensos, dedicados à apresentação de projetos, troca de experiências e de colaboração entre as afiliadas, num total de 90 trabalhos, com a representação das quatro regiões da PMI. Esse conjunto de iniciativas tem o potencial de promover melhorias em nossos processos ao redor de todo o mundo”, afirma Alejandro Okroglic, diretor de Operações da Philip Morris Brasil.
Com o término da Feira, o objetivo é que os participantes atuem como “embaixadores da inovação” em seus países de origem. Um Comitê Executivo está responsável por acompanhar, rastrear e quantificar os benefícios da implantação desses projetos ao redor do mundo e também no Brasil.
Para iniciar esse processo, a programação da Innovation Fair incluiu uma sessão de perguntas e respostas com os participantes, na qual foi discutido o impacto da inovação na companhia e as formas de acelerar a implantação de novos processos pelas afiliadas da Philip Morris International ao redor do mundo.
Agenda externa
Além da programação interna, os participantes da Innovation Fair também puderam conhecer outros aspectos do setor do tabaco no Brasil. Nesta quarta-feira (15/03), foi realizada uma visita para conhecer o sistema produtivo da Universal Leaf Tabacos, onde foram recepcionados pela diretoria da empresa.
O grupo ainda fez uma visita a todo o processo produtivo da unidade da Philip Morris Brasil em Santa Cruz do Sul, uma das mais completas da PMI em todo o mundo. Eles passaram pela gráfica, área de processamento de tabaco e fabricação de cigarros.
FOTO: Divulgação/AI PMB