Nesta segunda-feira, a comitiva do Rio Grande do Sul visitou a Daxing International Hydrogen Energy Demonstration Zone, uma área projetada para desenvolver em fases a cadeia de hidrogênio da China. Iniciado com projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 2020, o plano busca superar gargalos tecnológicos e integrar o hidrogênio como 10% da matriz energética chinesa até 2050.
O principal objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha, fortalecendo as políticas públicas do estado para o avanço do hidrogênio verde. A comitiva inclui gestores estaduais diretamente envolvidos na formulação dessas políticas, alinhando as iniciativas locais com as melhores práticas globais para consolidar o Rio Grande do Sul como referência nacional em energia sustentável.
O deputado estadual Airton Artus (PDT) avalia a missão gaúcha e fala da importância da presença de integrantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e empresários. Artus diz que a viagem, além de prospectar negócios e investimentos para o RS, é também uma oportunidade de ouro para o grupo conhecer a nova realidade e a importância das novas tecnologias.
O parlamentar visitou há alguns anos a feira de Hannover, na Alemanha, com prospecções tecnológicas e industriais, porém, a feira de Pequim surpreende pela sua imponência. São 100 hectares de extensão e centenas de milhares de visitantes. São exposições nas áreas da agricultura, granjas, energia limpa, indústrias, moveleira, foguetes, robôs, etc. O Rio Grande do Sul também foi contemplado com um estande para a efetivação de rodadas de negócios.
“Saímos muito rico da Ásia, com questões que vamos levar para o RS, especialmente na área de energia, na questão do hidrogênio verde. Agora, o Rio Grande tem todo um leque de opções para exportar seus produtos para o mercado asiático. Ou seja, a partir dessa viagem poderemos construir algo que seja bom para o nosso estado e para o país, e também para a China e Japão, que nos receberam tão bem”, avalia Artus.
Nesta terça-feira, a delegação gaúcha se despede da missão à Ásia e retorna para Porto Alegre. O primeiro voo sai às 2h da manhã desta quarta-feira, no horário de Pequim (+11h), com escala em Madri, na Espanha. Depois haverá o deslocamento para São Paulo, com previsão de chegada à capital gaúcha às 11h de quinta-feira.