A solidariedade para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes de maio em Venâncio Aires tem no Pavilhão São Sebastião Mártir o seu maior espaço de compartilhamento. É no local que mais de 100 toneladas de donativos já foram direcionados para pessoas atingidas, e segue sendo o principal ponto operacional para recebimento de novas doações e repassar para regiões atingidas no município.
No local, famílias podem garantir agasalhos, alimentação, água potável, roupas de cama e produtos de limpeza. No fim de semana caminhões vindos de Paraná e São Paulo, intermediados pelo Rotary Chimarrão e Rotary Novas Gerações, garantiram reposição de alimentos, coletes salva-vidas, equipamentos de segurança, produtos de limpeza, higiene, botas de borracha, ração para animais, colchões e agasalhos.
As doações foram feitas por meio de contato da presidente Aline Gauer, com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Paraná e da empresa paulista Bellagro, que organizou o repasse de donativos para os atingidos de Venâncio Aires. Cerca de 70 toneladas de materiais foram entregues e passaram a fazer parte do depósito solidário venâncio-airense.
SUPORTE
Até o último fim de semana, cerca de 15 mil pessoas foram atendidas com 100 toneladas de doações. Outros repasses foram feitos diretamente às famílias, através de amigos e familiares. “Esse trabalho de recebimento, triagem e entrega de doações é viabilizado com a ajuda de tantas mãos que compartilham solidariedade, seja na entrega como no repasse. Estimamos que em torno de mil pessoas voluntárias já deixaram sua marca aqui nos pavilhões. Já para as doações individuais, feitas de forma direta às pessoas atingidas, que são fundamentais para um alcance geral na comunidade, não temos como estimar quantidades, apenas agradecer e agradecer”, destaca a vice-prefeita Izaura Landim, que tem coordenado os trabalhos no pavilhão.
MÓVEIS
Outra iniciativa que conta com a ajuda da comunidade é a campanha para arrecadação de móveis às famílias que tiveram perdas com as enchentes. O trabalho está concentrado no Parque do Chimarrão, junto ao espaço Lenz, onde as peças serão organizadas para doação. A prefeitura trabalha com equipe própria e também com serviços terceirizados para fazer a coleta e entrega das doações.
“Claro que quem puder trazer as doações até o parque ou também fazer a entrega direta às vítimas, vai favorecer e agilizar o processo para quem precisa. Mas nós estamos com o WhastApp 9 9910 9500 à disposição para quem quiser fazer a doação e precise que a gente busque os itens. Na mensagem é preciso informar o item que tem para doar, a localização e o responsável pela entrega”, informa o coordenador do parque, Noredi Rodrigues. Pelo mesmo canal, as pessoas podem fazer a solicitação dos móveis que precisam.
Com informações AI PMVA