Faltando duas semanas para encerrar a campanha de vacinação contra a Poliomielite e seguindo a realidade nacional de baixos índices na imunização, Venâncio Aires busca estratégias para ampliar o alcance. Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, vai intensificar a divulgação junto às escolas municipais e promover o Dia de Mobilização.
“Através das mídias que as escolas utilizam, que são os grupos de WhatsApp das turmas, os cadernos pedagógicos que são as agendas dos alunos, informaremos às famílias que a equipe da Saúde estará no educandário ou na localidade, no horário de saída dos alunos, para que, acompanhados de seus pais ou responsáveis, possam fazer a vacina indicada ou atualizar a sua Carteira de Vacinação”, explica o secretário de Educação, Émerson Elói Henrique.
A campanha de imunização contra a pólio e a multivacinação pra atualização das doses iniciou no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro. Até essa semana, apenas 57,18% das crianças menores de cinco anos foram levadas para a vacinação. A baixa procura pelas doses que tem sido registrada no município e também na maioria das cidades brasileiras, coloca o país em alerta para a enfermidade que causa a paralisia infantil. Causada pelo poliovírus, a doença não é mais registrada no Brasil desde 1989, no entanto a Opas (Organização Panamericana de Saúde) já afirmou que o país é de alto risco para a volta da doença.
Conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, a pasta organiza um cronograma específico que será repassado à Educação para informar as escolas para que avisem aos pais ou responsáveis, a data em que a equipe de vacinação estará na escola ou no bairro. Neste dia, os responsáveis podem levar a carteira de vacinação e, ao buscar o seu filho, poderão fazer a vacina contra a poliomielite e fazer também as vacinas pendentes do calendário.
DIA DE MOBILIZAÇÃO
Na quarta-feira, 31, no bairro Macedo que abriga duas escolas municipais, acontece a mobilização das equipes. Neste dia, os pais são convidados através da escola a levarem a Carteira de Vacinação dos filhos para a escola onde vacinadores estarão à disposição para aplicar a vacina contra a poliomielite. Também estarão conferindo o documento e orientando quanto a situação vacinal das crianças e adolescentes. Os demais imunizantes que estiverem em atraso poderão ser atualizados na Unidade de Saúde do bairro Macedo que estará inclusive com horário estendido naquele dia, com atendimento até às 19 horas. Esse turno estendido naquela unidade de saúde já acontece todas as terças e quintas-feiras. A mobilização junto as escolas vai contemplar também outras localidades.
COVID
Outra preocupação da secretaria de Saúde está relacionada a vacinação de crianças e adolescentes contra o coronavírus que também está baixa. Apenas 3,12% da faixa etário de três e quatro anos foram imunizadas com a dose um, de cinco a 11 anos até agora 56,41% receberam a primeira dose e 38,83% a dose dois.
CRÉDITO: AI PMVA