A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) encontrou uma alternativa para manter parcialmente as atividades durante a pandemia do novo coronavírus. A fim de continuar levando música de concerto ao maior número possível de pessoas, a sinfônica estreia o projeto Ospa Live, com o propósito de aliar isolamento social e entretenimento.
Aos sábados, às 17 horas, serão exibidos recitais, com número reduzido de músicos, diretamente da Casa da Ospa, em Porto Alegre. As apresentações serão transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da orquestra, sem a presença de público. Os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo governo do Estado.
A primeira edição do projeto será neste sábado, 2, e contempla um repertório contemporâneo da música de concerto. No programa estão as obras Sonatina para trombone e piano, de Rodrigo Lima, Notes of love, de Nicola Ferro, e Zabumbone, de Moisés Santos. O recital fica a cargo do trio de instrumentistas José Milton Vieira (trombone), Douglas Gutjahr (percussão) – ambos músicos da Ospa – e Paulo Bergmann (piano). A direção artística é do maestro Evandro Matté.