O penúltimo evento oficial antes da abertura das atividades da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul foi a apresentação dos trajes oficiais das soberanas. Nos próximos dias o último evento pré-Festa da Alegria, será a apresentação da programação cultural da edição deste ano. As atividades culturais e shows tradicionais da cultura alemã terão maior presença, por conta dos 200 anos da imigração.
“Teremos daqui uns dias o lançamento oficial da grade cultural, que é uma novidade esse ano, até porque nós temos os 200 anos da migração alemã e a nossa grade cultural está muito mais potencializada esse ano. Mas muitas coisas estão andando, alguns empreendimentos, algumas ideias que nós estamos prospectando, alguns projetos mais próximos de conclusão, alguns ainda em fase de tratativa,” destaca o presidente da coordenação executiva da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, Luciano Menezes.
O gestor afirma que os trabalhos de preparação da Festa da Alegria focam nas experiências aos visitantes. “Lembro que a gente tá sempre falando naquela ideia de focar na experiência do visitante. Estamos trabalhando para fechar o layout do parque para a montagem das estruturas. Esse mês de agosto está passando muito rápido, setembro está logo ali, mas sem dúvida alguma a gente vai conseguir chegar no início de outubro com tudo aquilo que a gente imagina pronto,” comenta.
OKTOBER
Organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Município de Santa Cruz do Sul, a 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024 ocorrem de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Com o tema Celebrando a Imigração Alemã, o evento homenageia os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em 25 de julho de 1824, em São Leopoldo (RS), e os 175 anos em Santa Cruz do Sul, onde chegaram em 19 de dezembro de 1849.
MATURIDADE
Um dos momentos mais esperados e animados da Festa da Alegria já tem data definida. Na 39ª Oktoberfest, o dia 17 de outubro será dedicado à Maturidade Ativa, data especial na maior festa germânica do Rio Grande do Sul voltada às pessoas com 55 anos ou mais e que tradicionalmente oferece uma programação diversificada, repleta de atividades artísticas e culturais para a melhor idade. Na ocasião, a entrada no Parque da Oktoberfest será gratuita para esse público.
Com expectativa de parque lotado, o Dia da Maturidade Ativa, que se dá por meio de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), contará com uma série de atividades projetadas para entreter e engajar os visitantes. As oficinas de gastronomia, por exemplo, permitirão que o público explore novas receitas e técnicas culinárias, enquanto as apresentações artísticas e culturais trarão uma variedade de talentos locais e regionais. A música, sempre uma parte fundamental da Oktoberfest, será um destaque do dia, com performances que prometem animar e colocar os visitantes para dançar.