Depois de ter passado por período de chuva, o Rio Grande do Sul deve enfrentar uma nova onda de calor nesta semana. De acordo com o serviço de meteorologia, o calor volta ao Estado mesmo já estando em março por causa de um sistema de alta pressão, em que uma massa de ar seco está impedindo a formação de nuvens de chuva. Ainda efeito do fenômeno La Niña.
O tempo deve ficar firme em grande parte do Estado, e os índices de umidade do ar, baixos. Ainda assim, o Climatempo não descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas no decorrer da semana. Já nesta segunda, nas regiões Norte e Litoral Norte, há chances de precipitações, graças à circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, que favorece a formação de nuvens.
Na terça-feira, 14, a chuva deve se espalhar por todo Estado, podendo ocorrer a qualquer hora na Fronteira Oeste. Entre Porto Alegre e o Litoral, as precipitações serão leves e passageiras.
Na quarta-feira, 15, o sol aparece forte durante a manhã e início da tarde. Entre a tarde e a noite, nuvens carregadas se concentram nas regiões centro-norte, oeste e noroeste do Estado e há potencial para chuva forte. No Litoral e na Capital, o tempo volta a ficar firme.
A chuva só será mais significativa entre os dias 21 e 24 de março, na transição entre verão e outono, por conta de áreas de instabilidade e da passagem de uma nova frente fria. Nesses dias, as madrugadas devem ser mais frescas e haverá queda de temperatura.
Em Venâncio Aires ao longo da semana as marcas variam entre 22ºC e 33ºC.