O Brasil recebe nesta quarta-feira, 10, o lançamento da plataforma internacional “Deixe de Fumar como a Suécia”, em evento sobre redução de danos. A programação ocorre das 09h30min às 16h30min, no hotel Royal Tulip, em Brasília, e reúne líderes internacionais de saúde e políticas públicas.
O seminário terá cobertura do Olá Jornal que acompanha a pauta nacional e internacionalmente desde a abertura do processo regulatório sobre o tema pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2019. A cobertura especial se dará também ao longo das próximas edições.
A plataforma visa incentivar e capacitar países ao redor do mundo a replicar o sucesso da Suécia em se tornar um país livre do fumo. A abordagem progressiva e abrangente adotada pelo país combina medidas de cessação e prevenção com políticas que oferecem alternativas ao tabagismo. Como resultado, a prevalência do tabagismo entre os suecos está prestes a cair abaixo de 5%, um nível oficialmente classificado como ‘livre do fumo’ pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O evento abre com o lançamento da plataforma seguido da primeira sessão de debates com o tema Política sueca e brasileira: Desinformação e seu impacto nos consumidores. O painel contará com a participação do parlamentar sueco Jesper Skalberg Karlsson e da senadora Soraya Thronicke, além de Federico Fernandez, diretor da We Are Innovation; Miguel Okumura, da THR Brasil e Alexandro Lucian, do DIRETA. Eles discutirão políticas públicas e compartilharão experiências sobre os impactos da desinformação e as questões de acessibilidade para os brasileiros.
Ao meio-dia está programada a sessão Salvaguardando vidas: Abordagens Inovadoras na Redução do Consumo do Tabaco, com o Dr. Delon Human, ex-conselheiro de três diretores gerais da OMS e do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU); Dr. Anders Milton, ex-presidente da Associação Médica Mundial e ex-Secretário Geral da Associação Médica Sueca e a Prof. Dr. Erika Magalhães Suzigan, Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro, Ex-Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e Supervisora dos Ambulatórios de Neuro- Fisiatria do Adulto na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Na parte da tarde, às 14h30min, na sessão Formulação de Políticas para a Promoção de Saúde Pública, o tema será discutidao por Dr. Roberto Sussman, pesquisador sênior no Instituto de Ciências Nucleares da Universidade Nacional Autônoma do México, fundador e diretor da Pro-Vapeo México; Dr. Konstantinos Farsalinos, cardiologista e pesquisador no Centro de Cirurgia Cardíaca Onassis em Atenas, Grécia; Dr. Christopher Russell, psicólogo comportamental e diretor da Russell Burnett Pesquisa e Consultoria em Glasgow; David Sweanor, professor adjunto de Direito e presidente do comitê consultivo do Centro de Direito, Política e Ética em Saúde da Universidade de Ottawa e Dra. Marewa Glover, diretora do Centro de Excelência em Pesquisa: Soberania Indígena e Tabagismo em Auckland.
Às 17h será exibido o documentário “Como a Suécia Deixou de Fumar”, dirigido por Tomasz Agencki, que apresenta uma variedade de perspectivas, desde acadêmicos e médicos até inovadores e ativistas, incorporando também o depoimento de um artista renomado. Após, haverá debate com a participação de Federico Fernandez, Dr. Anders Milton e Prof. Dr. Dr. Jorge Costa s Silva, Presidente do Instituto Brasileiro do Cérebro (INBRACER) e Ex Diretor Internacional da OMS.