Oktoberfest dos 200 anos da imigração alemã terá atrações culturais internacionais

Olá Jornal
setembro07/ 2024

Os 200 anos da imigração celebrados em 2024 ganham destaque nas programações culturais da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Neste ano, as três semanas de programação da Festa da Alegria contarão com bandas típicas, mais de mil dançarinos e grupos internacionais. O destaque nas atividades da cultura germânica ocorre como forma de garantir o resgate histórico dos colonizadores da região.
Entre os destaques das apresentações folclóricas estão o Grupo Ballet Ucraniano Tryzub, da Argentina, e a Orquestra Alemã “Hunsrücker Blasmusik” que se apresenta em três oportunidades nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

Conforme um dos coordenadores de Cultura do evento, Mártin Goldmeyer a apresentação da orquestra alemã resgata também a região do país europeu de onde partiram os imigrantes que vieram ao Brasil “E essa banda, já esteve em Santa Cruz há algum tempo atrás, ela é uma banda de vários instrumentos musicais, composta por professores universitários de música, conhecidíssima na sua região, e que adora vir e fazer parte dessas comemorações, porque pra eles também há um vínculo no efetivo muito grande.”

Sobre a vinda do grupo argentino de danças ucranianas, Goldmeyer lembra que a atual Ucrânia também fez parte dos territórios germânicos. “Uma parte da Ucrânia era pertencente à Alemanha, ao que a gente chama de Sacro Império Romano, alemão. E quando eles já se apresentavam, claro que em virtude de todo o conflito da guerra da Rússia e Ucrânia, eles se tornaram mais conhecidos,” destaca.

DESTAQUE
O presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), entidade gestora do evento, destaca o papel cultural da programação deste ano. Ricardo Bartz lembra que o evento registrou crescimento nas atividades que enaltecem a música e dança germânica.

“A cultura está tendo o seu papel dentro da festa, o papel que ela merece, o destaque que ela merece. Nós, quando falamos em 39 edições da Oktoberfest, a gente olhando o contexto todo, percebe que a cultura tem um impacto muito grande na nossa Oktoberfest. Isso é um motivo de orgulho para nós, em poder entender que, em termos de festa, nós somos o evento que mais entrega tanto em carga horária quanto em grupos de apresentação, em integrantes de grupos de dança, quanto também em figurantes de um desfile temático,” comenta.

DESFILES
Ponto alto da programação cultural, os desfiles temáticos encantam o público nos domingos pela manhã, espalhando a alegria da festa pela cidade. A parada, que inicia das ruas Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, segue até o Parque da Oktoberfest, com a participação de mais de cinco mil figurantes e 12 alegorias, especialmente confeccionadas para celebrar a Imigração Alemã e a história da 39ª Oktoberfest.

“Temos certeza de que os nossos visitantes, mais uma vez, vão se encantar com tudo que preparamos. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, unindo música, dança, diversão e gastronomia”, frisou o presidente da Festa da Alegria, Luciano Menezes.

Olá Jornal