Uma parceria entre o Gabinete da Primeira Dama e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Battisti, está ensinando mulheres a confeccionar edredons. O resultado disso, além do aprendizado oferecido a quem participa, é a possibilidade de repassar o que é produzido para famílias que estejam necessitando. Atualmente, cinco mulheres frequentam as aulas, sendo que cada uma vai confeccionar duas cobertas, uma que vai para si e outra que vai repassar ao gabinete para ser doada a pessoas carentes.
Conforme a primeira-dama Janete da Rosa, os frutos do projeto são essencialmente sociais, já que motivam as mulheres a aperfeiçoar suas habilidades e a trocar experiências entre si, além de promover a solidariedade, com a doação das cobertas à Campanha do Agasalho. A assistente social que coordena o Cras, Daiane Führ, explica que os encontros do curso acontecem nas sextas-feiras, na sede do centro e os participantes são indicados pelos profissionais que atual no serviço, para pessoas encaminhadas pelo atendimento multidisciplinar do Centro. O curso é ministrado pela assessora do Gabinete da Primeira-dama, Luce Carmen Mayer.
A coordenadora do Cras destaca que as oficinas surgem a partir da solicitação das próprias alunas que já haviam realizado cursos de costura no centro. A parceria com a primeira-dama viabilizou a realização das aulas que devem ser mantidas, já que, conforme a assistente social Daiane, já existem outras mulheres interessadas. “O Espaço das oficinas criado no CRAS tem o objetivo central de desenvolver algum tipo de habilidade nos participantes. Estimula a cooperação e a convivência ao mesmo tempo em que propiciam espaços de troca de experiências e de escuta entre as participantes, podendo se constituir em um espaço muitíssimo válido para o desenvolvimento da cidadania e do empoderamento dessas mulheres”, lembra Daiane.
CRÉDITO: AI PMVA