O mês de novembro deve registrar chuva acima da média com variações de temperatura em todo o Rio Grande do Sul. As condições para oscilações ocorrem pela passagem de frentes frias. Também há expectativa para ondas de calor, ao longo do penúltimo mês de 2024. A primeira semana do mês já será bastante quente e marcada pelo retorno da chuva ao estado. A previsão indica que a instabilidade deve ser um pouco menos expressiva do que foi em outubro, mas haverá vários momentos de chuva distribuídos ao longo do mês.
A passagem de frentes frias de forma mais frequente sobre o Estado está favorecendo a ocorrência de chuvas em maior número comparado a outros meses. A primeira frente fria deve chegar entre segunda (4) e terça-feira (5), enquanto a segunda está prevista para o final da próxima semana, após o dia 7 de novembro. Isso deve resultar em períodos de mudança no tempo, porque após a passagem dessas frentes, haverá o ingresso de um ar mais frio e seco, que causará uma queda mais acentuada na temperatura.
Os meteorologistas esclarecem que a chuva será frequente mesmo diante da expectativa de La Niña — conhecido por causar seca no RS —, porque o fenômeno ainda não se afirmou. Os reflexos do fenômeno serão sentidos com um período seco mais intenso somente no verão.
Com informações GZH e Clima Tempo