Ciclovia é vida tem nova edição dia 8 de abril

Janine Niedermeyer
março04/ 2017

Os organizadores do passeio ciclístico Ciclovia é Vida confirmaram para o dia 8 de abril (sábado) a 4ª edição do evento em Venâncio Aires. Uma reunião para tratar da atividade foi realizada na Prefeitura no último dia 24 de fevereiro. Representantes da Secretaria de Cultura e Esportes, Sesc, Unisc, Arly Bikes, Departamento de Trânsito e imprensa participaram do encontro.

Para este ano a novidade implementada será a premiação de variados segmentos de bicicletas e aos próprios ciclistas. Seis categorias foram criadas pelo grupo, que receberão troféus: Bike mais enfeitada, a mais antiga, o participante mais jovem e o mais idoso, além da escola com maior número de alunos e familiares participando e o maior grupo identificado e inscrito no passeio.

Conforme o responsável pelo Departamento de Esportes do Município, Henrique da Silva, a proposta quer ampliar o envolvimento da comunidade e dos próprios educandários na programação. “A ideia é resgatar tradições antigas, como essa de enfeitar as bicicletas”.

TRAJETOS
Assim como em 2016, haverá dois roteiros para participar. Um deles mais reduzido, com 3,5 km de trajeto e outro mais extenso, de 10 km. A concentração dos ciclistas ficou agendada para iniciar às 15h30min e a largada às 16h. O local ainda será oficializado, pois neste mesmo período a Travessa São Sebastião Mártir estará recebendo atividades de Páscoa do Município. Caso não ocorra neste espaço, a saída ocorrerá na General Osório, na quadra do prédio da Prefeitura.

A partir de agora, até a próxima reunião, os organizadores também estão em contato para novas parcerias. No dia do evento também serão entregues brindes da Unimed e camisetas do passeio. O período e forma de inscrições ainda estão sendo estabelecidas, onde como em anos anteriores será arrecadado 1kg de alimento não perecível de cada participante.

Foto: Arquivo Prefeitura Venâncio Aires

Prefeito, vice e secretários colocam o pé na estrada por aproximação das comunidades

Guilherme Siebeneichler
março04/ 2017

A primeira edição do “Caravana Pé na Estrada” foi realizada pela Administração Municipal no bairro Coronel Brito. A proposta é de aproximar o governo das demandas dos moradores de bairros e do perímetro rural. O primeiro encontro ocorreu na Comunidade Nossa Senhora Rainha na manhã deste sábado, 4. O prefeito Giovane Wickert (PSB), o vice Celso Krämer (PTB) e secretários municipais participaram do evento e ouviram demandas da população da localidade.

Entre os principais pedidos estão: limpeza de terrenos, maior segurança no trânsito (faixas de segurança, lombadas), troca de lâmpadas, recolhimento de lixo, pavimentação e calçamento. Os pedidos foram protocolados e a partir desta semana entraram na lista de trabalhos das secretarias municipais. Na oportunidade moradores puderam entregar currículos aos representantes da agência Fgtas/Sine e encaminhar o alistamento militar. O ônibus da secretaria de Saúde também realizou cerca de 40 exames.

Conforme Wickert esta primeira edição servirá para melhorar as respostas do poder público às demandas da comunidade. “A partir de segunda-feira faremos uma avaliação e projetaremos a nova edição. Agora precisamos encaminhar a resolução das necessidades de cada morador,” destaca.

Sem destinação para o próximo “Pé na Estrada” a previsão do governo é de levar a caravana para uma comunidade do interior. O projeto se alia ao “Gabinete de Portas Abertas” que recebe os venâncio-airenses na sede administrativa. Além disso, a Administração Municipal lançará o programa “Prefeito na Rua” em que o gestor irá conhecer e avaliar os serviços municipais, de forma surpresa.

 

Ano começa com geração de 369 empregos em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
março04/ 2017

O mês de janeiro foi de saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em Venâncio Aires. A constatação tem base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira, 3.

As ocupações que mais admitiram no primeiro mês de 2017 estão ligadas as indústrias do tabaco, como auxiliar de processamento de fumo, beneficiamento de fumo e operador de empilhadeira. Em janeiro foram 805 admissões e 436 desligamentos no município, gerando saldo de 369 empregos.

O número colocou a Capital do Chimarrão como o 6º município com melhor saldo no ranking gaúcho, com as 71 cidades com mais de 30 mil habitantes. O topo da lista tem Vacaria, com 5.732 admissões e 1.051 desligamentos, um saldo positivo de 4.681 empregos gerados com carteira assinada, em função da safra de maça, que atrai diversos trabalhadores.

Brasil

No País, pelo 22º mês seguido, mais pessoas foram demitidas do que contratadas com carteira assinada. Segundo o Caged, o Brasil fechou com 40.864 postos formais de trabalho em janeiro. O número leva em conta a diferença entre admissões e demissões.

A última vez em que o Caged registrou saldo positivo em todo território nacional foi em março de 2015, quando 19,2 mil vagas haviam sido criadas. Apesar do desempenho negativo em janeiro, o saldo foi melhor que no mesmo mês de 2015 e 2016, quando haviam sido extintas 99.694 e 81.744 vagas, respectivamente.

Ranking – 8 primeiros e saldo:
1º Vacaria – 4.681
2º Caxias do Sul – 726
3º Sapiranga – 599
4º Novo Hamburgo – 384
5º Parobé – 377
6º Venâncio Aires – 369
7º Capão da Canoa – 324
8º Santa Rosa – 319

Foto: Souza Cruz/ Divulgação

Um véu de noiva resguardado pela natureza em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
março04/ 2017

Que a área rural de Venâncio Aires tem suas imensidões territoriais muitos sabem ou já ouviram falar. No entanto, o interior do município resguarda também uma natureza rica de cenários e pode-se dizer, praticamente intocáveis pelas pessoas no decorrer do ano, como é o caso da cascata Véu de Noiva em Linha Cachoeira Baixa.

O local para se aventurar fica distante cerca de 35 km do centro da cidade e 1h30min de viagem de carro, conforme o andar de cada motorista. A comunidade está localizada após Vila Deodoro, onde também vale a pena uma parada para conhecer a Figueira Centenária, indo em direção a Linha Isabel e depois retomar o caminho.

CAMINHO
O trajeto até a cascata inicia em direção ao bairro Santa Tecla, seguindo pela RS 422, na Linha Brasil, onde o caminho é asfaltado até uma ponte de madeira, que antecede a Madeireira Haas. Dali em diante o trajeto é de estrada de chão, onde o indicado é andar com cautela devido as condições nada boas das vias. Asfalto será cenário novamente apenas por 600 metros, no ‘centro’ de Vila Deodoro.

Após esse trecho a estrada de chão volta e é preciso andar até encontrar uma placa com indicações à esquerda para Linha Cachoeira Baixa. Uma pequena vila é vista logo no início, de onde será preciso percorrer perto de 5 km para então chegar na cascata. Moradores das redondezas lhe ajudam com informações para encontrar o ponto turístico. É possível ir de carro até alguns metros próximo da cascata.

Ao chegar você se depara com a parte superior da Véu de Noiva, com uma queda d´água de aproximadamente 35 à 40 metros de altura. A ida até a parte baixa não é nada fácil e exige cuidados, devido a encosta íngreme e escorregadia em função da forte umidade, mas a contrapartida da natureza é um cenário deslumbrante. Caso vá almoçar pelo local, espaços são encontrados para assar aquela carne, sem falar no mergulho próximo da queda d´água.

O NOME
A denominação dada a cascata é justamente pela semelhança com os looks das noivas para os casamentos. Tanto pelo Brasil, como no Rio Grande do Sul, diversos locais tem a mesma denominação de ‘Véu de Noiva’. No estado, entre as mais famosas estão as que ficam em Gramado e outra próxima ao início do Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul.

Fotos: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Sábado de Gre-Nal! Será o único do ano?

Janine Niedermeyer
março04/ 2017

O Gauchão chega a metade da disputa da 1ª fase e tem como destaque da rodada o clássico Gre-Nal 412. O confronto em Porto Alegre não vale a liderança, no entanto, será o primeiro do ano e pode até mesmo ser o único, caso a dupla não volte a se encontrar pelo estadual, Copa do Brasil ou Primeira Liga.

As equipes chegam para o duelo em situação de equilíbrio, uma vez que apesar dos resultados de vitória nos últimos jogos, tanto Grêmio como Internacional não tem convencido o torcedor. O Colorado soma uma sequência de três vitórias em três competições diferentes e o Tricolor tem duas vitórias e um empate nos últimos três confrontos, todos pelo Gauchão.

O líder do estadual é o Novo Hamburgo (15 pontos), com cinco vitórias em cinco jogos e volta a campo na segunda-feira, 6. Com 10 pontos o Grêmio ocupa a 3ª posição e o Inter com seis pontos é o 5º colocado, tendo vencido o primeiro jogo na última rodada, sobre o Brasil de Pelotas.

O Grêmio está escalado e confirmado para o clássico Gre-Nal deste sábado, às 18h30, na Arena. Mas o técnico Renato Portaluppi, claro, vai manter o mistério sobre os 11 escolhidos para o duelo e não confirmou se Lucas Barrios vai ser titular em sua estreia pelo Tricolor.

No Inter, o mistério recai sobre um nome bem mais conhecido – e como. Em recuperação de um desconforto muscular na coxa direita, D’Alessandro é dúvida de peso. As equipes titulares devem sair mesmo somente 45min antes do início do confronto.

Grêmio x Inter
04/03, às 18h30
Arena
Transmissão Premiere

6ª rodada – Domingo, 5:
Brasil-PEL x São Paulo (16h) – RBS TV
Caxias x Cruzeiro (17h)
São José x Ypiranga (18h30)
Veranópolis x Juventude (18h30) – Premiere
Segunda-feira, 6:
N. Hamburgo x Passo Fundo (20h15)

Município quer regulamentar em lei a instalação de loteamentos fechados

Janine Niedermeyer
março04/ 2017

A Prefeitura de Venâncio Aires deu início a estudos e reuniões para tratar da elaboração de projeto de lei para regulamentar a instalação dos denominados loteamentos fechados na cidade. A análise teve início a partir de proposta trazida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti, logo no começo do ano.

Para o titular da pasta, hoje venâncio-airenses com maior poder aquisitivo optam por residir em Santa Cruz do Sul, por exemplo, por encontrar tal alternativa e como resultado também gastam fora do município. Além disso, Nelsoir vê a geração de emprego e renda como fatores importantes.

“Estes espaços resultam em investimentos, além de criar vagas de emprego, seja para pedreiros, arquitetos, engenheiros, jardineiros, empregadas domésticas, enfim”, afirma o secretário, que também já possui contatos com investidores da região que gostariam de implantar os loteamentos.

TRÂMITES
Todo esse interesse, no entanto, exige a regulamentação em lei, que hoje não existe em Venâncio Aires. Quem vem analisando exemplos e buscando mais informações sobre a criação de um projeto de lei é a secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Stahl Böhm Heinemann.

Ela afirma que o passo inicial e fundamental é verificar áreas na Capital do Chimarrão onde seria viável se instalar tais loteamentos fechados.

“É preciso um estudo de zoneamento, de áreas que possam ser alterados o zoneamento e ser contemplado pra este uso, onde tenham áreas grandes ainda livres e então trabalhar o projeto de lei”, explica Jalila.

Conforme a secretária municipal, uma das leis que serve de base neste início é de Santa Cruz do Sul, onde desde 2008 uma lei complementar dispõe sobre essas instalações. No início, tal lei previa em um dos artigos, que todos os proprietários (100%) daquela região estivessem de acordo com a transformação do loteamento em loteamento fechado.

Em 2011 alteração reduziu esse índice para 90% e desde dezembro de 2014 é preciso que 80% dos proprietários concordem com a transformação do loteamento em loteamento fechado, assinando estatuto da Associação de Moradores ou Proprietários.

CONTRAPARTIDAS
A secretária do Planejamento de Venâncio explica ainda que tais investimentos, se previso em lei, podem trazer contrapartidas importantes para comunidade em geral. “As áreas de uso institucional algumas vezes não precisam ser feitas ali no loteamento. Eu posso comprar um terreno lá na outra ponta da cidade, onde se pode fazer uma escola, escola infantil ou posto de saúde”, frisa Jalila.

Isso porque, em Santa Cruz do Sul, por exemplo, a lei prevê que, no mínimo, 5% seja de área institucional fora do perímetro fechado e ainda, no mínimo, 10% para área verde, podendo ser dentro do loteamento como área verde de preservação ou de lazer.

A lei ainda prevê responsabilidades dos proprietários de terrenos ou casas dessas regiões, como manutenção das árvores e podas; limpeza e conservação das vias coletivas de circulação; questões de segurança e iluminação pública.

Segundo a secretário Jalila, o processo ainda está nos trâmites iniciais, mas vai ter avanços ao longo do ano. Lembrando ainda que nestes loteamentos, o espaço continua sendo de domínio público e deve ser aberto para qualquer pessoa, mesmo com a instalação, por exemplo, de guaritas no local, como forma de oferecer mais segunrança.

Nos condomínios – horizontais ou verticais – a situação é diferente, pois toda a sua área é privada.

Foto: Divulgação

Coordenação Executiva dá início aos preparativos para a Festa da Alegria

Guilherme Siebeneichler
março03/ 2017
A Coordenação Executiva da 33ª Oktoberfest e Feirasul, de Santa Cruz do Sul, foi apresentada na tarde desta sexta-feira, 3 de março, durante um coquetel no Espaço Assemp, localizado no Parque da Oktoberfest. O presidente da Festa da Alegria, Djalmar Ernani Marquardt, e a vice-presidente, Andreia Mundstock, apresentaram o novo grupo de voluntários, bem como equipes técnicas e contratadas, responsáveis pela organização da maior festa alemã do Rio Grande do Sul. “Com a apresentação da nova equipe, estamos iniciando os preparativos para mais uma Oktoberfest. O primeiro evento será a escolha das soberanas, que acontece no dia 7 de maio”, destacou Marquardt.
A Coordenação Executiva da Festa da Alegria foi dividida em departamentos: Pesquisa e Estratégias; Cultura e Folclore; Desfiles; Divulgação; Maturidade Ativa, Espaço Criança e Dia da Criança; Feirasul; Gastronomia; Música e Sonorização; Bilheteria; Recepção e Portaria; Segurança; Limpeza; Infraestrutura e Manutenção; e Agricultura Familiar. Além da parte da coordenação, a festa vai contar com equipes de apoio, como assessorias especiais; órgãos policiais e de segurança pública; Prefeitura e funcionários da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). A 33ª Oktoberfest e Feirasul 2017, que ocorrem de 4 a 15 de outubro, com o tema Arte, Tradição e Fé, são organizadas através da parceria entre a Prefeitura e a Assemp.
SOBERANAS
Na próxima segunda-feira, 6 de março, iniciam as inscrições para o Concurso de Escolha da Rainha e Princesas da 33ª Oktoberfest e Feirasul. As candidatas, com idade entre 18 e 28 anos, deverão se inscrever até o dia 24 de março, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na sede da Assemp – Rua Guilherme Hackbart, 109, centro. Com a ficha de inscrição deverá ser entregue uma fotografia 10 x 15 cm, de meio corpo, impressa e digital em alta resolução, cópias autenticadas da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade. As concorrentes serão anunciadas durante evento no dia 29 de março, às 16 horas, no Espaço Assemp.
Além do traje oficial, com uma coroa, vestido, faixa, calçado e acessórios, a Rainha vai receber um título de capitalização no valor de R$ 10 mil e as Princesas um título de capitalização de R$ 5 mil cada uma. O concurso está marcado para o dia 7 de maio, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest. “A Rainha e as duas Princesas vão assumir a responsabilidade de divulgar o município de forma a despertar no público o desejo de viver Santa Cruz do Sul e seus eventos”, ressaltou a vice-presidente Andreia, que já foi soberana da Oktoberfest.
            
Coordenação Executiva da 33ª Oktoberfest e Feirasul:
Presidente: Djalmar Ernani Marquardt
Vice-Presidente e coordenadora de Decoração: Andréia Mundstock
Pesquisa e Estratégias: Nestor Raschen
Cultura e Folclore: Mártin Brackmann Goldmeyer
Desfiles: Berenice Bohnen e João Goerck
Divulgação: Sônia Maria Schuh
Maturidade Ativa, Espaço Criança e Dia da Criança: Roberta Pereira
Feirasul: Marlon Bentlin
Gastronomia: Alice Kwiatkowski
Música e Sonorização: Pedro Thessing
Bilheteria: Ivo Kist
Recepção e Portaria: Nelson Schlindwein
Segurança: Selmo Bielscki
Limpeza: Márcio Farias Martins
Infraestrutura: Leandro Vernier
Manutenção: Roni Schuh
Agricultura Familiar: Moisés Josiel Mora
Assessorias Especiais:
Imprensa: Four Comunicação – Ana Cristina Santos e Sandro Viana
Publicidade: Cria Ideias – André Saut
Captação de Recursos: D Marin Planejamento Cultural – Daiane Marin
Recepção, Portaria e Divulgação: Siupromo Merchandising e Eventos – Silvana Bencke e Luciano Bencke
Segurança: Polícia Civil (Del. Luciano Menezes), Brigada Militar (Cap. Rafael Carvalho Menezes), 6º Batalhão de Bombeiros Militares do RS (Ten. Cel. César Bonfanti), Corpo de Bombeiros (Ten. Rafael e Oliveira Jaques Jardim), Defesa Civil (José Joaquim Dias Barbosa), Guarda Municipal (Estor Luis Iochims), Polícia Federal (Del. Gustavo Schneider), 7º Batalhão de Infantaria Blindado (Ten. Cel. Kurt Everton Werberich), Polícia Rodoviária Federal (Del. Felipe Barth), Polícia Rodoviária Estadual (Cap. Hélcio Gaira), Unimed (Ingrid Bittencourt) e Susepe (Bruno Carlos Pereira).
Assemp:
Presidente: Flávio Bender
Vice-Presidente de Eventos: Victor Kaminski
Vice-Presidente Financeiro: Norberto Raul Haas
Gerente: Marcos Nobre
Equipe Técnica: Alice Kwiatkowski, Amélio Gassen, Janaína Teichmann, Patrick Schwertz, Raul Schafer e Rita Almeida
CRÉDITO: Four Comunicação 
Foto: Guilherme Siebeneichler

Expoagro 2017 é lançada com foco nas florestas

Guilherme Siebeneichler
março03/ 2017

A 17ª Expoagro Afubra teve o lançamento oficial realizado nesta sexta-feira, 3, em Rio Pardo. O evento contou com a presença de entidades ligadas ao setor agrícola, lideranças políticas e sindicais. Durante o almoço para marcar a contagem regressiva da maior feira voltada a agricultura familiar, foi realizada palestra sobre o tema do evento deste ano, as florestas.

O presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Carlos Leuck, abordou o tema “Silvicultura no Rio Grande do Sul e perspectivas futuras”. Segundo ele, há boas expectativas de negócios para os agricultores interessados no reflorestamento das propriedades. “Os países emergentes estão consumindo mais papel e no futuro, mais madeira, é um negócio para os próximos anos.”

O tema deste ano da feira ganha destaque também pela proposta de diversificação das propriedades rurais, a partir do aproveitamento das matas.  A 17ª Expoagro Afubra, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de março. A abertura oficial do evento acontece no dia 21, às 9 horas. Durante três dias, mais de 400 empresas, entidades e instituições vão apresentar produtos e serviços voltados ao trabalho no campo.

FOTO: Guilherme Siebeneichler

Caciva promove Campanha de Páscoa

Janine Niedermeyer
março03/ 2017

A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), através da vice-presidência do comércio, realizará entre 6 e 16 de abril uma campanha de Páscoa. Sendo essa uma das datas mais importantes para o varejo, o objetivo da entidade é unir a campanha com a decoração da cidade que será realizada pela Prefeitura, trazendo a “Magia da Páscoa” também para dentro das empresas.

As empresas associadas poderão participar da campanha adquirindo o kit decorativo, que irá conter cinco adesivos de vitrine (ovos de páscoa), um varal de coelhos (3 metros), três placas de coelhos, além de divulgação na mídia.

O investimento é de R$ 50,00 por empresa, que pode ser incluído na mensalidade da Caciva. O prazo para adesão até 17 de março através do e-mail [email protected], ou pelo whatsapp 98509 1458.

Fonte: Manoela Carvalho/ AI Caciva

Vênus Rock Festival é aprovado no Pró-Cultura RS, com financiamento da LIC

Janine Niedermeyer
março03/ 2017

A notícia não poderia ser melhor nesta sexta-feira, 3, para os roqueiros venâncio-airenses e de toda região. Foi publicado no Diário Oficial do Estado a aprovação do projeto que visa a realização da 12ª edição do Vênus Rock Festival.

Cadastrado pela produtora Bola Cultural, a iniciativa tramitava desde o dia 30 de novembro de 2016, data em que foi inscrito no Pró-Cultura RS, com financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Quem confirmou a informação foi um dos integrantes da Bola, o músico Thomás Lenz, no início da tarde desta sexta-feira, 3.

Captação

Segundo ele, a aprovação é um grande passo, porém, agora é necessário correr atrás dos patrocinadores. O valor total para captação deste projeto é de R$ 33.224,75 através de renúncia de ICMS de empresas. Do valor Financiado pelo Sistema LIC-RS, 86% será utilizado para o pagamento da produção/execução do festival, como pagamento de aluguel, segurança, estrutura de som e iluminação, taxas, oficineiros e pagamento das bandas inscritas no projeto, fato inédito no festival.

O festival tem data de 13 de maio de 2017 cadastrado no projeto para realização, e 22 de maio como data de início das três oficinas: guitarra, baixo e bateria. A proposta é que o Festival reúna nove bandas.

“A principal diferença será o pagamento de cachê para as bandas e as oficinas de baixo, guitarra e bateria para aperfeiçoamento dos músicos da cidade. Muitas das bandas que irão se apresentar no 12º Vênus Rock Festival estiveram presente na idealização do Festival 10 anos atrás”, salienta Thomás Lenz.

Foto/crédito: Leíne Bertotti Fotografia