Bulldogs decide título da Copa RS dia 17 em Venâncio

Olá Jornal
novembro22/ 2017

A equipe de futebol americano, o Bulldogs F.A., de Venâncio Aires, fez uma brilhante campanha na 2ª Copa RS e por isso decidirá o título em casa. O mando de campo foi decidido no domingo, 19, quando a equipe de Venâncio recebeu o Porto Alegre Warriors. A matilha venceu os visitantes por 29 a 17. Com isso, o time invicto na competição, somando três vitórias e nenhuma derrota volta a campo, contra o mesmo Porto Alegre Warriors no dia 17 de dezembro, no estádio Edmundo Feix, possivelmente a partir das 15h.

Inicialmente a decisão do título da competição estava agendada para domingo, dia 03 de dezembro, no entanto, a Federação Gaúcha optou por adiar a partida para melhor divulgação e também possibilitando uma melhor recuperação dos atletas das duas equipes. Já a decisão do terceiro lugar será decidida dia 03 em Carlos Barbosa, entre o Carlos Barbosa Ximangos e o Viamão Raptors.

FOTO: Divulgação

Rotativo será discutido na quinta-feira

Olá Jornal
novembro22/ 2017

A Prefeitura de Venâncio Aires realiza na próxima quinta-feira, 23, reunião sobre o funcionamento do estacionamento rotativo. O sistema é alvo de reclamações dos usuários que utilizam o estacionamento pago na área urbana do município. Entre as queixas estão; dificuldade para utilização dos parquímetros, não cobrança do ticket por monitores e o prazo para pagamento da notificação de multa. O encontro reunirá membros do Executivo, da empresa Rek Parking que administra o sistema, e os vereadores.

Os debates ocorrem a partir das 8h. A vereadora Sandra Wagner (PSB) tem liderado os debates sobre o sistema de rotativo no Legislativo. No início do ano propôs a realização de audiência pública sobre o tema. O Governo Municipal, a partir da continuidade das queixas, discutirá alterações na concessão do serviço. “O Executivo vai propor esse debate e precisamos buscar meios de melhorar o serviço,” argumenta Sandra.

O vereador Tiago Quintana (PDT), que na última sessão levantou o tema, sugeriu que seja discutida forma de aprimorar o sistema de atendimento ao usuário. “Há problemas com a internet dos equipamentos, que as vezes não gera a informação para o controle. Com isso a notificação é emitida, mas o usuário precisa ir até a central comunicar. Talvez um e-mail poderia aprimorar esse serviço e corrigir problemas do sistema.”

O Governo Municipal poderá sugerir a ampliação do prazo para quitação da notificação de multa. O pedido já havia sido discutido em audiência pública. Atualmente o usuário precisa pagar a notificação em até 24 horas. Porém, a proposta é de ampliar para 72 horas.

O contrato de concessão é válido por 10 anos, entretanto, o departamento que fiscaliza o serviço pode propor o rompimento da contratação.

Pé na estrada ocorrerá duas vezes por mês em 2018

Olá Jornal
novembro22/ 2017

No ano que vem, a prefeitura deverá estar ainda mais próxima da comunidade, com edições da caravana “Pé na Estrada”. Depois de desenvolver o projeto em bairros e no interior a cada dois meses, a intenção é realizar as ações em um intervalo de tempo menor. “Gostaríamos, a partir do ano que vem, em determinado momento, realizar a caravana Pé na Estrada de 15 em 15 dias, para depois quem sabe, realizar toda semana”, afirma o prefeito.

A iniciativa, que tem o objetivo de descentralizar a gestão pública, ocorreu em nove localidades em bairros e interior. Para a coordenadora de comunicação da prefeitura, Adriene Antunes, a avaliação é positiva. “Alcançamos nosso objetivo de se aproximar da comunidade, além de praticar cidadania”.

De acordo com Adriene, a maior demanda é para a secretaria de obras e a de planejamento, “entre eles estão pedidos como arrumar a rua, trocar a lâmpada da iluminação pública, e até planejamento de calçadas”. Em relação aos pedidos da comunidade, Wickert afirma que irá atender todas as solicitações, além de identificar outras que durante a caravana, não foram reivindicadas.

A caravana terá sua última edição do ano no dia 16 de dezembro, das 9h às 11h, no centro da cidade, entre a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e a praça da Igreja Matriz. O projeto é voluntário sendo que servidores da prefeitura e secretários não recebem pagamento.

MARIANTE

No sábado, 18, ocorreu a penúltima edição em Mariante. A Associação de Pais e Mestres (APM) e equipe diretiva entregou carta ao prefeito com as demandas da comunidade escolar.

Também aconteceu a assinatura do termo de permissão de uso do prédio do antigo Posto de Saúde de Vila Mariante pelo Clube de Mães e Associação de Moradores para atividades da comunidade pelo período de um ano.

 

Alteração na taxa de lixo volta ao Legislativo até o início de dezembro, afirma governo

Olá Jornal
novembro22/ 2017

Após o Governo Municipal retirar o projeto de lei que trata sobre o reajuste do valor cobrado em taxa de lixo, o assunto será discutido entre vereadores de situação e oposição. Conforme o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), a proposta será reavaliada e voltará ao Legislativo Municipal até a segunda quinzena de dezembro.
“Em função das dúvidas e com a necessidade de equilibrar esses gastos vamos avaliar os pontos que geram debate e retornaremos com o projeto. Daremos espaço para o Legislativo opinar e construir um novo texto. Mas até o fim do ano iremos devolver ao Parlamento esse debate,” destaca o chefe do Executivo.

A tentativa de votar o projeto encaminhado à Câmara de Vereadores não deu certo. Com receio de perder na votação, já que Eduardo Kappel (PP) da base aliada declarou voto contrário a matéria, a base governista retirou a proposta da pauta. A sessão desta segunda-feira, 20, foi suspensa em duas oportunidades.

A matéria original prevê a elevação de 20% anualmente ao longo de cinco anos na cobrança da taxa de lixo.
A lei será reavaliada pela Administração Municipal e enviada novamente ao Parlamento. A lei pautou audiência pública na última quinta-feira, 16. A proposta do Executivo é de equilibrar os custos com o recolhimento de lixo no município. Atualmente são arrecadados com a taxa R$ 2,7 milhões, porém os gastos alcançam R$ 5 milhões por ano.

Rompimento da OIT e indústria do tabaco dificulta diálogo do setor

Olá Jornal
novembro22/ 2017

No início do mês a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou que decidirá em 2018 se mantém ou corta relações com a indústria do tabaco. Atualmente empresas do setor financiam programas e ações de combate ao trabalho infantil em diversas regiões do planeta. Com o rompimento programas das indústrias focados no produtor poderão ser afetados.

A OIT recebe financiamento da indústria tabagista através de programas para lutar contra o trabalho infantil no cultivo do tabaco e que vencerão em 2018. A decisão sobre a indústria tabagista deve ficar para a reunião do Conselho, em março do próximo ano.

Inicialmente, no último dia 09 a entidade havia divulgado comunicado informando que iria romper relações com o setor. Porém, voltou atrás e destacou que o assunto seria definido no próximo encontro. Entidades de luta contra o tabaco afirmaram que tais acordos tinham feito muito pouco para acabar com o trabalho infantil e que o problema real recai no fato de, segundo elas, “as empresas pagarem muito pouco aos produtores e camponeses, que, com um salário melhor, não teriam que buscar suporte dos filhos para trabalhar”. Além disso, estas organizações cobram cumprimento de determinação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, prevendo o fim das relações com a indústria tabacaleira em agências e órgãos da ONU.

PERDA
O presidente do Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke, afirma que o rompimento é uma perda nos programas que possuem bons resultados na luta contra o trabalho infantil. “Além do financiamento de programas, as indústrias promovem treinamentos com a OIT para orientadores ajudarem neste tipo de trabalho. É uma perda para ações que dão certo e possuem resultados positivos.”

O dirigente destaca ainda que a organização do trabalho precisa defender os dois lados, tanto as ações do empregador, como do trabalhador. “O principal objetivo desta entidade é a defesa do trabalho, não importa o lado. O rompimento poderá interromper ações muito positivas.”

DISCUSSÃO
O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, afirma que a eventual decisão de romper com a indústria do tabaco trará prejuízos para a manutenção de políticas sociais. “Essa relação vai muito além de algo institucional. A indústria do tabaco, no Brasil, tem uma relação de apoio e suporte para as políticas sociais de combate ao trabalho infantil, escravo ou precário.”3

A discussão para romper as relações entre OIT e indústria do tabaco é classificada por Schneider como perseguição ao setor. “Essa é uma discussão de entidades que não querem resolver os problemas. A perseguição contra o setor tem atingido outros patamares por isso essa decisão pode ser unilateral.”

Diversas entidades sindicais e governamentais que participam das reuniões da OIT foram contatadas para buscar a manutenção das parcerias com indústrias do ramo. Com a decisão sendo publicada no próximo ano, entidades representativas querem manter contato com lideranças políticas para ampliar a defesa do setor.

Ruas da cidade já estão em clima natalino

Olá Jornal
novembro22/ 2017

Com a chegada do Natal, as ruas da cidade já estão sendo decoradas. Além das praças da Igreja Matriz e Evangélica e das rua Osvaldo Aranha e Avenida Rupert Filho, outros pontos da cidade também vão estar em clima natalino. Segundo a primeira-dama Cristiane Wickert, “além de muitos materiais doados, também tivemos funcionários da prefeitura e cerca de 20 voluntários nos ajudando”.

A previsão de finalização da ornamentação da cidade até o final da semana que vem. Com alguns itens roubados durante o início desta semana, a primeira-dama afirma que “a segurança será reforçada, mas as pessoas também podem nos ajudar a cuidar, pois a decoração é feita para todos”.

O “Natal cor & Magia” tem início no dia 1º de dezembro e vai até 10 de janeiro de 2018, com atrações para crianças e adultos. A decoração que alegra os olhos de todos, une a população com o clima do Natal e pretende chamar a atenção para a cidade como um ponto turístico.

O projeto é fruto do engajamento da população que auxiliou tanto com a força de trabalho como com recursos financeiros. O volume arrecadado superou os R$ 28 mil previstos para a iluminação, chegando a um total de R$ 41 mil. Além disso, desde julho uma equipe de voluntários trabalha na confecção dos adereços que foram montados com materiais doados e reciclados.

 

Cerca de 40% do orçamento de 2018 é para manter a burocracia municipal

Olá Jornal
novembro22/ 2017

Nas audiências públicas para discutir o orçamento municipal anual, as informações de custos e peso da máquina pública chama atenção. Na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano são previstos R$ 262 milhões em despesas. Deste valor, 37,74% são previstos para o pagamento de salários e custeio da Administração Municipal. No total são R$ 98,9 milhões para a manutenção da burocracia pública.

Os outros R$ 163,2 milhões são destinados ao custeio dos programas municipais, ou seja, o que retorna ao contribuinte. Durante a apresentação da LOA, na segunda-feira, 20, a coordenadora do Controle Interno, Janice Antoni, destacou o custo da máquina pública como o principal desafio para o futuro da Administração Municipal.
“Esse percentual para o custeio da máquina pública é alto e a tendência é de crescimento anualmente. A modernização da gestão pública passa diretamente pela busca de alternativas com a redução deste investimento,” ressalta.

Entre as alternativas para redução do peso da máquina pública está a modernização administrativa. “O uso de tecnologia pode ajudar na diminuição das despesas com salários e funcionários, por exemplo, são ações que podem reduzir essa despesa e evitar contratações,” destaca Janice.

Apesar do crescimento nas receitas de 6,7%, o orçamento para o próximo ano conta com déficit projetado em R$ 9.937.748,00. No total a prefeitura contará com receitas projetadas em R$ 252.276.404,00. Já as despesas estão orçadas em R$ 262.208.152,00. Do valor das receitas, 19,62% são direcionados para o Fundo de Previdência do poder público municipal, ou seja, R$ 49,5 milhões. Assim como vem acontecendo desde 2014, a Administração Municipal dividiu as projeções de investimentos por programas e não por secretaria. Os maiores valores, novamente, estão relacionados à saúde (R$ 55,4 milhões) e à educação (R$ 45,1 milhões).

A situação financeira da União e do Estado também reflete no Município. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Eleno Stertz, o ano será de aperto nas despesas novamente e a busca por novas receitas. “Tivemos uma melhorar significativa no déficit, em 2017 eram R$ 18 milhões, agora são R$ 9 milhões.”

A LOA será encaminhada ao Legislativo Municipal onde também passará por audiência pública e posterior votação.

Agência do Sicredi em Venâncio Aires altera horário do autoatendimento

Olá Jornal
novembro21/ 2017

A partir da segunda quinzena de dezembro os associados à Agência Sicredi Venâncio Aires-Centro, localizada na Rua Tiradentes, 1053, vão contar com um espaço mais amplo e com mais privacidade. Em virtude desta reforma, o horário do autoatendimento sofrerá alterações a partir do fim da tarde da próxima sexta-feira, 24, quando funcionará apenas das 10h às 15 horas, até o dia 19 de dezembro, após a inauguração do novo espaço. Os associados que precisarem utilizar o autoatendimento em outro horário podem se dirigir à Agência do Sicredi na Osvaldo Aranha, ao lado do STR.

O prédio possui hoje 458,70 m². Com a obra, o espaço vai dobrar de tamanho, medindo assim 917,40 m². A reforma vai garantir a modernização das instalações, das áreas de atendimento e também dos sistemas de segurança e monitoramento. As modificações contemplam um ambiente mais leve, colorido, dinâmico, aconchegante e profissional. Além disso, a agência vai contar com uma sala de espera com acesso à internet e café, áreas de atendimento e estações de trabalho mais personalizadas e com design mais agradável, e um espaço reservado junto aos caixas para garantir segurança e privacidade durante o atendimento. Mais informações no (51) 3741-4557.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Novo Presidente da Caciva é eleito por unanimidade de votos

Olá Jornal
novembro21/ 2017

O empresário Vilmar de Oliveira será o novo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires, gestão 2018/2020. A eleição aconteceu durante essa terça-feira, 21, e todos os associados em dia com a entidade tiveram direito ao voto.

Além da votação para presidente, houve a escolha do Conselho Fiscal da entidade, ficando esse constituído da seguinte forma: Titulares: Lucas Morsch, Luciano de Azambuja Spies e Walter Bergamaschi Junior. Suplentes: Paulo Eduardo Leuckert, Valmor Heck e Márcia Santos. A posse da nova diretoria acontecerá em janeiro de 2018, sendo essa composta por dez membros: presidente, vice-presidente de Indústria, vice-presidente de Comércio, vice-presidente de Serviços, 1º diretor tesoureiro, 2º diretor tesoureiro, 1º diretor secretário; 2º diretor secretário; diretor de eventos e diretor de meio ambiente.

CRÉDITO: AI Caciva

Perspectivas pós-crise são tema de palestra

Olá Jornal
novembro21/ 2017

A crise acabou. E agora? Este foi tema de apresentação do economista-chefe da FIERGS, André Nunes de Nunes, realizada nesta segunda-feira, 20 de novembro, na sede do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). Articulada pelo vice-presidente regional da FIERGS/CIERGS, Flávio Haas, o evento contou com a participação de lideranças empresarias.

“O que gerou a crise? O Brasil chegou ao esgotamento de seus recursos, com aumento da burocracia e de carga tributária que praticamente inviabilizou a iniciativa privada. Esses fatores continuam ativos e devemos estar atentos”, reflete. Segundo ele, algumas reformas e mudanças influenciaram a retomada da economia como a reforma trabalhista, a instituição da terceirização, a mudança no FIES. O aumento de produtividade por meio do programa de privatização da Eletrobrás e a participação estrangeira na aviação, bem como políticas monetárias e regulação bancária mais eficientes também foram fatores decisivos.

Nunes listou entre os pontos positivos do atual cenário as taxas de juros ainda baixas, a expectativa de aceleração de crescimento e a inflação convergindo para as metas. “Em contrapartida, a possibilidade de aumento do protecionismo está entre os pontos negativos do atual cenário mundial, mas ainda assim o comércio exterior deverá se intensificar e isso é positivo para quem transaciona e é positivo para o Brasil, mesmo que com uma taxa de câmbio não tão favorável”, avalia Nunes.

Com relação ao câmbio, Nunes avaliou ainda que os movimentos internacionais do dólar são mais importantes para a dinâmica de câmbio que a conjuntura nacional. “Entender o comportamento de alguns indexadores é mais importante que tentar fazer previsões políticas”, pondera. “É importante entender que a economia se move em ciclos: há momentos de expansão e há momentos de recessão. Esse ciclo tem um tempo e é preciso se preparar para um novo momento de crise. Crescer em 2018 não significa que superamos a crise. Não podemos achar que velhos problemas como competitividade e infraestrutura estão resolvidos”, recomenda.

Nunes ainda lembrou que a plena recuperação depende da aprovação de reformas que podem ser pouco populares, como a previdenciária. “A reforma da previdência é necessária. O País gasta 12,6% do PIB total em previdência, mas apenas 5,6% do total dos brasileiros são idosos. Na Grécia, para exemplo, 18% da população é idosa, mas o percentual gasto é parecido com o brasileiro. Somos fora da curva em idade média de aposentadoria, que no país é de 58 anos. Nos países de desenvolvidos, a média é de 64 anos”, reflete. “Temos um conflito de gerações que se deram benefícios pelos quais não pagaram e a futura geração que está sustentando esse sistema. A reforma proposta ainda não é a ideal, mas já um passo para tentar equilibrar essa equação”, adverte.

No cenário estadual, a economia se beneficia do cenário macroeconômico e do bom desempenho da agropecuária devido à produtividade da safra de grãos. “O tabaco se insere nesse cenário também e aparece como uma importante receita quando falamos de demanda externa, aumentando 38,5% em comparação com 2016, quando teve um desempenho abaixo da média devido aos problemas climáticos”, ressalta.

CRÉDITO: AI Sinditabaco