Privatização dos serviços de iluminação pública em debate na quinta-feira

Olá Jornal
janeiro09/ 2018

Nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires recebe audiência pública para debater a criação da primeira Parceria Público-Privada do município. No encontro será apresentado estudo de viabilidade realizado junto ao setor de iluminação pública. O debate está agendado para iniciar às 18h no plenário Vicente Schuck.

Conforme a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila  Böhn Heinemann, o encontro público será a oportunidade da comunidade e interessados conhecerem a proposta de viabilidade técnica e econômica da primeira parceria entre o setor público e a iniciativa privada. “É o primeiro contato de um projeto amplo que pretende aprimorar o nosso sistema de iluminação pública.”

Após esta audiência, o Município abre período de 30 dias para receber novas sugestões e abrir ainda em março edital para repassar ao setor privado a gestão da iluminação pública. Em contrapartida, a empresa que assumirá o sistema terá que trocar todas as lâmpadas por de LED e implantar sistema de monitoramento remoto. “A proposta é de melhorar o sistema e melhorar a gestão para a troca de lâmpadas e outras necessidades,” destaca Jalila.

A expectativa do Governo Municipal é de formalizar a primeira PPP de Venâncio Aires até o fim de primeiro semestre. Com isso, parte dos recursos arrecadados com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) será destinado para a empresa que irá administrar o sistema. Além disso, a atual equipe do setor de eletrificação da Prefeitura será responsável pela fiscalização dos serviços prestados por meio do novo modelo de gestão.

Venâncio Aires deve receber R$ 634 mil do Governo Federal

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

A Capital do Chimarrão aguarda para o mês de março o repasse de R$ 634.782,43, proveniente do Auxílio financeiro aos Municípios (AFM) do Governo Federal, os valores deveriam ser creditados antes do final do ano, porém por falta de programação orçamentária para que o AFM acontecesse em 2017, o governo optou por adiar a transferência por erro no planejamento. Os repasses haviam sido acordados durante a mobilização de prefeitos em Brasília realizada nos dias 21 e 22 de novembro.

Para firmar o compromisso, o Planalto editou e publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 30 de dezembro, a MEDIDA PROVISÓRIA 815/2017, que libera o recurso extra de R$ 2 bilhões, deste total, R$ 135 milhões serão destinados aos municípios gaúchos em março. O valor será distribuído nas mesmas proporções aplicáveis ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Iniciativas ambientais garantem descontos de até 55% no IPTU

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

Com o “IPTU Mais”, os descontos para quem for quitar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), podem chegar a até 55%. São várias formas de abatimento, além do Bom Pagador e Cota única, diversas iniciativas ambientas garantem os descontos.

A solicitação de desconto para proprietários de imóveis com árvores no passeio público, composteiras, entre outras iniciativas ambientais, devem ser encaminhada até o dia 19 de janeiro, no setor de Protocolo da Prefeitura. Os documentos exigidos variam conforme cada quesito.

Saiba mais sobre os descontos:

1 Quem pagar o IPTU à vista até 25 de janeiro pode obter um total de 20% de desconto: 15% pela quitação em cota única e 5% de bom pagador, para aqueles que não têm débitos de IPTU e taxa de lixo com a Prefeitura.

2 Contribuintes que optarem por pagar até 10 de março em cota única, terão 10% de desconto. Com os 5% do bom pagador, a redução pode chegar a 15%.

3 É possível conquistar até 35% de abatimento, por meio da comprovação de iniciativas ambientais no imóvel.

4 Para quem optar pelo parcelamento em oito vezes, o vencimento da primeira parcela ocorre em 10 de abril.

5 Para o  interior, o desconto será linear, de 50%, na alíquota do IPTU. E a novidade é que recursos arrecadados em cada localidade serão revertidos em benefício delas próprias.

Abatimentos do “IPTU Mais” e os documentos necessários

– Árvores plantadas no passeio público (3%): foto que identifique a fachada do prédio, a quantidade e as espécies plantadas e mapa do imóvel, a fim de identificar a metragem da testada do imóvel.

– Área efetivamente permeável (2%): planta baixa do imóvel que comprove área efetivamente permeável com cobertura vegetal, acima de 20% do total.

– Calçadas adequadas à lei municipal (5%): foto que comprove que, além de atender o item das árvores, o imóvel possui passeio público em condições de permitir o fácil acesso de deficientes físicos e idosos, respeitando a legislação municipal.

– Sistema de captação da água da chuva (5%): laudo emitido por técnico responsável pelo projeto ou laudo de eficiência emitido pelo fornecedor do produto que comprove existência de sistema de coleta de água da chuva integrado ao sistema hidráulico da casa, com capacidade mínima de dez litros por metro quadrado e não inferior a mil.

– Sistema de reuso de água (3%): laudo emitido por técnico responsável pelo projeto ou laudo de eficiência emitido pelo fornecedor do produto que comprove existência de sistema de reuso de águas servidas (tanque, máquinas de lavar, chuveiro ou banheira) direcionado através de tubulação própria para reservatório destinado a abastecer as descargas de banheiro.

– Sistema de aquecimento hidráulico solar (3%): laudo emitido por técnico responsável pelo projeto ou laudo de eficiência emitido pelo fornecedor do produto sobre sistema de aquecimento hidráulico solar capaz de atender 30% de toda a demanda de água quente.

– Sistema de energia fotovoltáico (3%): laudo emitido por técnico responsável pelo projeto ou laudo de eficiência emitido pelo fornecedor do produto sobre sistema de energia fotovoltáico, dimensionado para atender demanda de 30% do imóvel.

– Utilização de energia passiva (3%): laudo emitido por técnico responsável pelo projeto ou laudo de eficiência emitido pelo fornecedor do produto que comprove a utilização de energia passiva mediante projeto arquitetônico evidenciando as contribuições para economia de energia elétrica.

– Composteiras (5%): Declaração e foto que permita identificar as características da composteira, comprovando a destinação correta dos resíduos orgânicos.

– Limpeza anual da fossa séptica (3%): Nota fiscal fornecida por empresa autorizada ao serviço.

 

Crédito: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing PMVA

Festival de Terno de Reis reúne nove grupos no Calçadão de Venâncio Aires

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

Na noite da última sexta-feira, 5, ocorreu no calçadão de Venâncio Aires o 23º Festival Terno de Reis, que pelo segundo ano consecutivo traz homenagem a Arnildo Bento da Silva. Passaram pelo palco montado no Calçadão da Praça Tomaz Pereira, nove grupos: Os Três Reis da Vila Freese, Trio da Alegria; Jeson, Jaison e Mateus; Seguindo a Estrela, Os Mensageiros, Terno de Reis da Picada Bohn; Caminhos da Luz e Magos do Oriente. Dois grupos que estavam inscritos acabaram não comparecendo a apresentação.

Cada grupo teve o direito de cantar uma musica de reis, uma musica de escolha livre e um verso de despedida. Ao final de cada apresentação, os grupos foram premiados com troféus entregues pelo Prefeito Giovane Wickert, pelo vice-Prefeito Celso Kramer e pelo Secretário da Cultura e Esportes Saul Zart.

Mantendo a tradição do Festival Terno de Reis na Capital do Chimarrão a noite foi de muita música, verso e alegria que contagiou o público de aproximadamente 500 pessoas que esteve prestigiando o evento. Em breve discurso no palco do festival, o Prefeito Giovane Wickert agradeceu a presença da comunidade a participação dos grupos neste tradicional evento do município.

 

 

Crédito: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing PMVA

 

Procurador Jurídico de Venâncio Aires tem artigo publicado em Revista de Direito Público

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

O Procurador Jurídico da Prefeitura de Venâncio Aires, Claus Epaminondas de Carvalho, teve artigo de sua autoria publicado por revista da área. A análise leva em consideração as políticas municipais para a recuperação de créditos fiscais. O material foi publicado pela Revista de Direito Público da Procuradoria-Geral do Município de Londrina. A revista é publicada desde 2012 de forma online e objetiva divulgar conteúdos de melhoria da gestão pública, no âmbito jurídico. A publicação digital tem periodicidade anual.

Carvalho, no seu artigo, destaca as ações das Prefeituras para equilibrar os caixas públicos, incluindo medidas de recuperação dos valores já registrados em dívida ativa. Para o Procurador, as medidas de Refis precisam levam em consideração também o incentivo aos bons pagadores, que não deixam débitos em aberto com o ente público, já que a recuperação fiscal promove descontos em juros e multas para o mau pagador. Além disso, defende as ações de controle das contas públicas.

Sob o título “Refis da crise ou crise do Refis? Uma abordagem do dever de arrecadar e das cautelas à recuperação parcelada de créditos fiscais” o material publicado por Carvalho está disponível de forma gratuita para leitura no site da Revista de Direito Público. O artigo possui 19 páginas.

 

Candidatas à corte do Carnaval Infantil realizam sessão de fotos

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva) preparou um encontro especial com as candidatas a corte do Carnaval Infantil do Interior, na tarde do sábado, 6, a união foi no centro da cidade onde elas receberam uma produção cortesia da Drogafarma e fizeram uma sessão de fotos na Praça da Matriz.

Durante a tarde, as meninas ainda tiveram um momento de descontração na Sorveteria Kaskita onde receberam a faixa que as credenciou no concurso. As Lojas Bade e Soller as presentearam com mimos.

A escolha da rainha e princesas do carnaval infantil ocorre no próximo dia 28 às 14h30min em Linha Andreas com entrada franca, o anfitrião é o Bloco Os Malandrinhos. Haverá ônibus gratuito saindo da praça da Matriz.

Na noite do próximo sábado, 13, serão conhecidas as representantes da Corte Adulta do Carnaval Interior. São sete blocos do departamento adulto com seis candidatas que devem representar as respectivas agremiações na escolha da corte do Carnaval do Interior que ocorre em Linha Brasil, promoção do bloco Julibra.

 

As candidatas à corte do Carnaval Infantil e os respectivos blocos:

Agatha Keller -Os Fofinhos De Vila Deodoro

Ana Carolina Weber- Os Imigrantes De Centro Linha Brasil

Camila Immig -Turma Da Folia De Linha Cecilia

Polyana Scheibler- Turma Barulhinho De Linha Brasil

Roberta Ruppenthal Ortiz -Os Palmeirinhas De Linha Arroio Grande

Thayla Da Costa -Os Noventinhas De Linha Marechal Floriano

 

Agenda do Carnaval infantil no interior:

28 de janeiro – Escolha da rainha em Linha Andreas (Bloco Os Malandrinhos)

4 de fevereiro – Salão Ruppenthal em Linha Brasil (Bloco Turma do Barulhinho)

10 de fevereiro – Linha Marechal Floriano (Bloco Os Noventinhas)

11 de fevereiro – Suib Centro Linha Brasil (Bloco Os Imigrantes)

12 de fevereiro – Palmeiras Linha Arroio Grande (Bloco Os Palmeirinhas)

13 de fevereiro – AERD Vila Deodoro (Bloco Os Fofinhos)

18 de fevereiro – Ginásio Linha Cecília (Bloco Turma da Folia)

 

Candidatas à Corte Adulta:

Ágada Roberta Haupt – Bloco Imigrantes
Elisa Schwendler – Bloco Imma Knill
Geovana Gabriela Vogel – Bloco Imperadores da Folia
Helen Adriana Schütz – Bloco Mestres do Ritmo
Karolain Vogt Xavier – Bloco Ritmo Quente
Maiquieli Tais Schubert – Bloco Geração 90

 

Calendário Carnaval Adulto
13 de janeiro – Linha Brasil Bloco – Julibra (Escolha da Rainha)
20 de janeiro – Linha Antão – Bloco Ritmo Quente
27 de janeiro – Centro Linha Brasil – Bloco Os Imigrantes

3 de fevereiro – Linha Andreas – Bloco Mestres do Ritmo
10 de fevereiro – Linha Cecilia – Bloco Imperadores da Folia
17 de fevereiro – Santa Emilia – Bloco Imma Knnill

389 estufas já sofreram algum tipo de dano durante a colheita, aponta Afubra

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

Na colheita do ano  passado foram registrados 174 acidentes, metade do número registrado neste ano. Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner até o momento 389 estufas sofreram com algum tipo de dano, como incêndios, granizos e vendavais.

Os fumicultores que possuem o seguro da Afubra são aconselhados a não mexer na estufa depois dos danos causados, até que chegue um avaliador da empresa. De acordo com Werner a indenização feita pela Afubra  cobre os custos de reconstrução e a avaliação é feita o mais breve possível para não atrapalhar a secagem do produto

Conforme Benicio, as microrregiões que mais registraram danos foram a de  Ituporanga- SC com 77 casos, Santa Cuz do Sul com 72 casos  e Camaquã com 55 casos.

 

Cursos de extensão da Unisc estão com inscrições abertas

Olá Jornal
janeiro08/ 2018

Para quem deseja começar o ano estudando e adquirindo novos conhecimentos, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) oferece 25 cursos de extensão, sendo 22 opções presenciais e três a distância (EaD). As matrículas podem ser feitas até o dia 10 de janeiro pelo site www.unisc.br/pt/extensao/cursos. Informações sobre valores, programação completa, docentes e possibilidades de desconto estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico. As vagas são limitadas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3717-7320.

Cursos ofertados e datas de realização:

Gestão Aplicada às Pequenas Empresas – 15 a 18/01/2018

Gerenciamento de Projetos com a Ferramenta MS Project – 16 e 17/01/2018
Curso Básico de Qgis e Google Earth Pró (Unisc Capão da Canoa) – 17, 18 e 19/01/2018
Fotografia Básica: teoria e prática – 17 a 20/01/2018
Workshop Coaching Financeiro: aprenda a organizar as suas finanças pessoais e tenha mais qualidade de vida – 2ª edição – 17/01/2018
Chocolates de Páscoa – 17/01/2018
Sobremesas Geladas – 17/01/2018
AutoCAD – 17 a 23/01/2018
Excel 2016 – Nível Básico – 17 a 23/01/2018
Brigadeiro Gourmet – 18/01/2018
Elaboração de PPCI – 18, 19 e 20/01/2018
Paisagismo Fácil: crie seu próprio jardim (Unisc Venâncio Aires) – 19 e 20/01/2018
O que são produtos e serviços sustentáveis? Introdução ao pensamento de ciclo de vida – 19 e 20/01/2018
Sabonetes Artesanais: teoria e prática – 20/01/2018
Direito e Processo do Trabalho de acordo com a Reforma Trabalhista – 24 e 25/01/2018
Criatividade com Paletes – 20/01/2018
Introdução à Exportação – 22 e 23/01/2018
Boas Práticas para Serviços de Alimentação – 22 a 25/01/2018
Autodesk Revit Básico/Intermediário – 22 a 26/01/2018
Chef Teen (12 a 15 anos) – 23/01/2018
Pizzas e Massas Recheadas – 23/01/2018
Bolos de Casamento e 15 Anos – 24/01/2018

Avaliação Escolar: sua relação com práticas inclusivas a partir da perspectiva do ensino colaborativo em Educação Especial (EaD) – Início após a confirmação do pagamento

Sistemas de Informação Aplicados à Gestão Hospitalar (EaD) – Início após a confirmação do pagamento

Libras Básico para Instrutores de CFCs (EaD) – Início após a confirmação do pagamento

Matrículas e transferências na rede estadual estão abertas até o dia 14

Olá Jornal
janeiro07/ 2018

A Secretaria da Educação (Seduc) efetua as matrículas e as transferências de alunos da rede escolar estadual para o ano letivo de 2018. A coordenadora da Demanda Escolar da Seduc, Sandra Mauat, solicita que os interessados não aguardem para os últimos dias para o procedimento. “Os principais beneficiados são os alunos”, afirma. Os 129 mil estudantes que fizeram sua inscrição via site da Seduc em novembro já estão aptos a confirmar suas matrículas.

Os matriculados do 2º e o 9º anos do Ensino Fundamental que quiserem fazer a transferência precisam executar a inscrição via online, no site da Seduc, até o próximo dia 14. É fácil e prático.

Basta acessar o site da Secretaria e depois passar o cursor na aba SERVIÇOS E INFORMAÇÕES. Aparecerá a opção MATRÍCULA NA ESCOLA PÚBLICA, e ao clicar nela, uma nova caixa se abrirá. Ao clicar em TRANSFERÊNCIAS, será a aberta a possibilidade de abrir a ficha. Basta então preenchê-la para dar andamento ao processo.

CALENDÁRIO

Até 9/2/18 Confirmação da matrícula – entrega de documentos direto nas escolas para os inscritos de 6/11 a 30/11 e já designados.
Inscrições transferências:
Até 14/1/18 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental: site da Educação
Até 12/1/18 2º e 3º anos do Ensino Médio: direto nas escolas

EJA: Fundamental e Médio, direto nas escolas que mantenham autorização de funcionamento da modalidade

26/1/18 Designação disponível no site da Secretaria de Educação para consulta dos inscritos designados para transferência
De 26/1/18 a 9/2/18 Confirmação da matrícula – entrega de documentos direto nas escolas para as solicitações de transferência e designações

Estado leiloa mais de R$ 50 milhões em imóveis nesta segunda

Olá Jornal
janeiro07/ 2018

Na modalidade de concorrência, três imóveis pertencentes ao Executivo serão alienados pelo governo do Estado, por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), nesta segunda-feira (8).

Os envelopes do procedimento licitatório serão abertos às 10h, 14h e 16h, em conformidade com o número do edital, na Sala de Abertura da Celic, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O valor total dos imóveis está avaliado em R$ 51.603.000,00.

A primeira concorrência, número 022/17, ocorre às 10h e consiste de área localizada na Avenida Nossa Senhora da Medianeira, 1685, no município de Santa Maria. O valor estimado é de R$ 24.155.000,00.

O segundo edital, número 023/17, será leiloado um terreno urbano com benfeitorias (não averbadas), no valor de R$ 25.269.000,00. O imóvel fica na cidade Bento Gonçalves, na Rua Eugênio Valduga, 103. Essa concorrência está prevista para as 14h.

A última concorrência do dia, referente ao edital 024/17, será às 16h e refere-se a um terreno urbano, também em Bento Gonçalves, e igualmente com benfeitorias (não averbadas). Com valor avaliado em R$ 2.206.000,00 – o imóvel fica localizado na Rua Erny Hugo Dreher, 144.

Os participantes devem entregar dois envelopes fechados e indevassáveis contendo, respectivamente, a documentação de habilitação e a proposta. A habilitação consiste na prestação de caução correspondente ao valor de 5% do preço mínimo estipulado, além da identificação do licitante mediante apresentação do RG, CPF ou CNPJ.

O Caff fica localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre.

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Permanente de Licitações da Celic pelo telefone 51 3288-1586. Também no site da Celic – consultando os editais de concorrência 022/17, 023/17 e 024/17.