Inmet emite alertas para risco de temporais neste domingo no Rio Grande do Sul 

Olá Jornal
junho23/ 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas para o risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul, a partir do meio-dia deste domingo, 23. Esses avisos abrangem principalmente municípios da metade Norte, sendo que um deles permanece válido até a manhã de segunda-feira, 24. 

De acordo com os avisos do Inmet, há possibilidade de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, com rajadas de vento intensas (até 100 km/h) e queda de granizo, em cidades da Região Metropolitana, da Serra, do Nordeste, do Noroeste e do Centro. Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Borja, Ijuí, Erechim e Passo Fundo são alguns dos municípios dentro da área de alerta.

Ambos os avisos indicam perigo de tempestade, sendo um válido até as 23h59min deste domingo e, outro, até as 10h de segunda-feira.

De acordo com o Inmet, a instabilidade deste domingo é causada pela passagem de perturbações atmosféricas e a organização e deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul. Isso deve reforçar a quantidade de chuva e gerar uma queda acentuada na temperatura entre o final do dia e a segunda-feira.

A Defesa Civil orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, abrigando-se em locais seguros. É indicado ainda se manter afastado de postes, árvores e placas de sinalização, além de não entrar em alagamentos e observar alterações nas encostas.  Em caso de emergências, é recomendado ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Com informações GZH e Inmet 

Serviço de check-in de passageiros no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre será retomado em julho 

Olá Jornal
junho22/ 2024

O aeroporto internacional Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, retomará o procedimento de embarque e desembarque de passageiros na primeira quinzena de julho. Pousos e decolagens seguirão ocorrendo na Base Área de Canoas, até a conclusão dos reparos na pista do terminar da capital, afetado pela enchente histórica de maio. A projeção de atendimentos na estrutura foi feita pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Os serviços de check-in, embarque e desembarque, que atualmente estão sendo efetuados no terminal ParkShopping Canoas, migrarão para o aeroporto da capital gaúcha.

Essa operação contempla a utilização de parte do terminal de passageiros que não foi impactada pela enchente e possibilita viabilizar embarque, desembarque e procedimentos de segurança para um número maior de passageiros, considerando o incremento de voos projetados para a Base Aérea de Canoas.

AUMENTO DE VOOS
A Base Aérea de Canoas, foi aberta ao tráfego aéreo comercial desde o dia 27 de maio, e vai ampliar suas operações nos próximos dias. Um trabalho conjunto realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério da Defesa, Casa Civil da Presidência da República, Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Agência Nacional de Aviação Civil, Fraport e companhias aéreas, o aeródromo militar passará de 5 para 7 voos diários, tornando um aumento de 70 para 98 movimentos semanais, entre pousos e decolagens, com complemento de voos entre 17h35 e 21h.

Fórum Global de Nicotina chama sociedade a acelerar redução de danos do tabaco

Olá Jornal
junho22/ 2024

O 11º Fórum Global de Nicotina (GFN) chama a sociedade a acelerar a redução de danos do tabaco. Durante três dias de programação, a única conferência internacional que se centra no papel dos produtos de nicotina mais seguros para ajudar as pessoas a deixar de fumar e de consumir tabaco de risco debateu o cenário atual e futuro dos novos produtos de nicotina como alternativas ao cigarro.

A importância da redução de danos no centro das decisões regulatórias, políticas, de saúde e enquanto sociedade foi o ponto alto das discussões que tiveram à frente os maiores especialistas do mundo. O Olá Jornal realizou cobertura inédita de forma presencial diretamente de Varsóvia, capital da Polônia.
Uma das maiores autoridades no assunto, o professor adjunto da Faculdade de Direito e presidente do conselho consultivo do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde da Universidade de Ottawa, David Sweanor, alerta para uma reação eficiente frente ao número de fumantes ainda existentes no mundo.

“Existem mais de um bilhão de fumantes de cigarros, e isso deveria ser visto como um problema de saúde pública, de emergência. Devíamos procurar tudo o que pudermos fazer para deslocar as pessoas o mais rapidamente possível para produtos não combustíveis,” avalia.

Na mesma linha, o diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos do Grupo Imperial Brands, Joe Thompson, revelou que os números de tabagismo permanecem estagnados, apesar dos esforços dos países em adotar as práticas tradicionais de cessão preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao mesmo tempo, o índice tem caído em nações que adotam os novos produtos como parte da estratégia de combate ao tabagismo.

“Vimos que o declínio nas taxas de tabagismo começou a estagnar. Então, fazendo a mesma coisa novamente não funciona. Estamos a assistir a uma diminuição das taxas de tabagismo em países que estão a adotar a redução de danos. É assim que eu gostaria de ver a regulamentação se desenvolver – através de uma estrutura que realmente permita escolha do consumidor, mas escolha informada, e penso que o Estado tem um papel mais importante desempenhar, na verdade informar os consumidores.”

Para o médico e pesquisador sênior especializado em Saúde Pública nas Universidades de Patras e West Attica, na Grécia, Konstantinos Farsalinos, a regulamentação busca auxiliar os consumidores neste caminho. “Antes de discutir como regular as coisas, é importante definir o objetivo da regulamentação então por que queremos regulamentá-lo? Na minha opinião, no caso da redução de danos, a razão e o objetivo do regulamento é ajudar os consumidores a tomar decisões informadas”.

Comercialização do tabaco na atual safra é concluída, aponta Afubra

Olá Jornal
junho22/ 2024

Levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil aponta que a comercialização do tabaco na safra 2023/2024 alcançou os 100%. A conclusão do período de compra ocorreu de forma antecipada, frente ao ciclo produtivo passado. Na segunda semana de junho na safra 2022/23, a comercialização estava em 98%, sendo 97,8% com tabaco tipo Virgínia, 99,7% no Burley e 98,7% para o tipo comum.

A entidade representativa trabalha nos relatórios de movimento financeiro e valores médios pagos aos produtores. A expectativa é de elevação nas receitas geradas na safra, a partir da valorização do produto, mesmo com queda na produção.

Ainda em novembro, a Afubra divulgou estimativa de 522.857 toneladas produzidas na safra 2023/24. Se confirmado, o volume significa queda de 13,7% com relação à safra passada, que encerrou com 605,7 mil toneladas colhidas.

Sol predomina neste sábado, mas chuva retorna no domingo na região

Olá Jornal
junho22/ 2024

O sábado, 22, terá atuação de uma massa de ar mais seco e quente em todo o Rio Grande do Sul. Com isso, o tempo fica firme e o sol aparece com nebulosidade variada na Região. As temperaturas começam amenas ao amanhecer, mas gradativamente se elevam, aquecendo principalmente durante a tarde. A mínima será de 15ºC e a máxima alcança os 27ºC.

O domingo, 23, começará com tempo instável. Podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados pela Região. No entanto, o ar mais quente atua sobre o estado, e ao longo do dia o sol aparecerá entre nuvens. Mas, novas pancadas de chuva e temporais isolados devem ocorrer entre a noite e a madrugada. As temperaturas permanecem amenas pela manhã, mas gradativamente se elevam, resultando em uma tarde quente. As marcas variam entre 17ºC e 27ºC.

Philip Morris Brasil é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem

Olá Jornal
junho21/ 2024

A Philip Morris Brasil (PMB) foi nomeada pela Human Rights Campaign como uma das Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem. A empresa obteve nota 100, avaliação máxima na 3ª edição da pesquisa HRC Equidade BR, divulgada nesta quarta-feira, 19 de junho. Essa é a segunda vez que a PMB é reconhecida pela premiação. O levantamento, feito no Brasil em parceria com o Instituto +Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, analisa as práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ nas empresas.

O levantamento avalia critérios como políticas e benefícios inclusivos, apoio à cultura inclusiva, esforços de treinamento interno e compromisso público com direitos LGBTI+. Uma das iniciativas que a HRC Equidade BR levou em conta na avaliação é a existência de grupo de afinidades na organização. A PMB criou o grupo de diversidade LGBTI+ em 2017, o Stripes, conduzido por colaboradores com apoio da alta liderança, que trabalha na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso, justo e seguro. Entre as iniciativas do grupo está a formalização da política global para Pessoas Transgêneras e em Transição de Gênero. A empresa tem convênio com o portal TransEmpregos, para divulgar suas vagas para pessoas trans, que podem também se inscrever no banco de talentos da PMB.

Na PMB, as uniões homoafetivas são consideradas nas políticas de benefícios da empresa para todos os fins, garantindo aos colaboradores LGBTI+ direitos como o auxílio-creche, licença casamento e licença parental. Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.

A empresa promove ações educativas para combater a discriminação e ajudar a desenvolver habilidades para inclusão dos colaboradores LGBTQIA+. A área interna de Compliance da empresa também conta com uma linha externa 0800, disponível 24 horas por dia, para denúncias e investigação de todas as condutas consideradas impróprias.

A PMB também conta com o Programa de Apoio para dar suporte a colaboradores e dependentes na resolução de problemas pessoais e de trabalho. O programa também atende temas LGBTI+, como orientação para o processo de adoção, planejamento familiar e aconselhamento psicológico e social em transição de gênero.

Em 2022, a empresa realizou seu primeiro censo demográfico de inclusão e diversidade. Os resultados do levantamento são fundamentais para traçar as melhores iniciativas e planos de ação para a inclusão e equidade de todos independentemente de gênero, raça, orientação sexual, identidade de gênero, condição física ou deficiência, entre outras características.

Pilares de diversidade e inclusão

A PMB busca promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde cada indivíduo possa desenvolver seu potencial, contribuir com suas habilidades únicas e se sentir parte da equipe. A empresa acredita que a diversidade de pensamentos, experiências e perspectivas enriquece o ambiente de trabalho e impulsiona a inovação, fortalecendo assim a capacidade de enfrentar desafios de maneira mais abrangente.

Com esse pensamento, a PMB estruturou o programa de Diversidade e Inclusão em quatro pilares essenciais:

  • Comprometimento da liderança: Os líderes da empresa têm responsabilidade por impulsionar a estratégia de diversidade e inclusão, garantindo que esses princípios sejam prioritários em todos os níveis da organização.
  • Engajamento externo: A empresa compartilha suas práticas e influencia a cadeia de valor para promover a evolução dos princípios de diversidade e inclusão em toda a indústria.
  • Talento diversificado: A empresa busca refletir a diversidade de sua base de consumidores em sua força de trabalho, garantindo representatividade, gerando valor para o negócio e proporcionando oportunidades justas para todos os colaboradores.
  • Ambiente de trabalho inclusivo: A empresa cria uma cultura de pertencimento, na qual o conflito de ideias é valorizado e direcionado para obter os melhores resultados. O objetivo é promover um ambiente em que todos os colaboradores se sintam respeitados, valorizados e encorajados a contribuir plenamente, independentemente de suas diferenças.

Parada e Carnaval

Com esse compromisso, a PMB apoia iniciativas que promovem e celebram a diversidade. Pelo sétimo ano consecutivo, a companhia apoiou neste ano a realização da Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo. A PMB fez o patrocínio institucional da Feira da Diversidade, com três painéis sobre políticas públicas, empregabilidade e racismo estrutural.

A companhia apoiou neste ano o Bloco do Ezatamentchy no Carnaval de rua de São Paulo. Com a ação, a empresa, que apoia a Parada LGBTQIA+, reforça o seu compromisso com a diversidade ao participar dos maiores eventos do país. O Bloco do Eztamentchy estreou em 2023 e tem como objetivo devolver às artistas travestis e transexuais o protagonismo que elas tiveram, têm e sempre terão no Carnaval.

Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.

Sobre a Philip Morris

A Philip Morris International (PMI) é uma empresa global líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 12.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 31 de dezembro de 2023, 84 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 20.8 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar.

Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 37% da receita líquida total da PMI para o terceiro trimestre de 2023. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite  www.pmi.com e www.pmiscience.com.

CRÉDITO: AI PMB

BAT Brasil é uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem

Olá Jornal
junho21/ 2024

A BAT Brasil, empresa global líder em bens de consumo, maior fabricante de cigarros do país e Top Employer número 1 no Brasil, é uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, segundo resultado da 3ª edição da pesquisa HRC Equidade BR. A companhia foi reconhecida entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão mais avançadas do Brasil. 

O estudo HRC Equidade BR, conduzido pelo Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, certifica as companhias que aplicam seus esforços para promover igualdade e diversidade dentro de suas equipes, se destacando na construção de um ambiente de trabalho inclusivo para profissionais LGBTQIA+. A BAT Brasil, que atingiu a nota máxima do ranking (100), abraça a diversidade e celebra as diferenças através da implementação de políticas e práticas consistentes. 

Dentre as ações, se destacam a cobertura médica para terapia hormonal para os colaboradores que realizam tratamentos relacionados a questões de identidade de gênero e o apoio para regularização de nome social. Outras iniciativas são a Mentoria para LGBTQIA+ com foco no desenvolvimento e aceleração de carreira; o Censo de Diversidade, pesquisa com as percepções dos colaboradores do Brasil sobre o tema e a Cartilha de Diversidade & Inclusão, que aborda conceitos que contribuem para ampliar o conhecimento das pessoas sobre o tema e para a construção de uma cultura mais inclusiva na companhia. Além disso, a BAT promove o Speak UP, política e canal de denúncia que engloba os tópicos de não discriminação ou a igualdade de oportunidades de emprego. 

Para Júlia Vannucci, Head de Talento e Cultura na BAT Brasil, o entendimento dos pontos de vista de cada funcionário orienta a melhoria das ações criadas e a forma com que são aplicadas. “É uma honra sermos reconhecidos como uma empresa que respeita as diferenças e pratica a diversidade e a inclusão LGBTQIA+. O selo chancela que estamos no caminho certo, contribuindo para que a comunidade – não somente – seja bem recebida e respeitada, mas também que cada um dos nossos colaboradores LGBTQIA+ consiga alcançar suas ambições de carreira”.

A entrega do selo à BAT Brasil aconteceu no dia 19 de junho, em uma cerimônia que celebrou a importância da participação do Instituto +Diversidade e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ na implementação do ranking HRC Equidade BR. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados do estudo e as iniciativas do Governo Federal para promover a empregabilidade desses profissionais e a importância do posicionamento das empresas em prol da diversidade. 

BAT Brasil tem vagas abertas para programa de trainee
Além de ser uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem, a companhia também está com 18 vagas abertas para o seu programa de trainee. Com salário inicial de R$ 10 mil, o programa oferece desenvolvimento global e possibilidade de contratação em cargo gerencial. As inscrições ficarão abertas do dia 19 de junho ao dia 12 de julho de 2024. As vagas disponíveis são distribuídas para as áreas de operações, marketing, agronegócio, RH, TI e finanças, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Cruz do Sul e Uberlândia.

O Programa Global Graduate é reconhecido por oferecer uma oportunidade de crescimento acelerado em uma das maiores empresas do país. Com a oportunidade de se desafiar desde o primeiro dia, ao longo de 18 meses, os participantes passam por uma jornada de desenvolvimento com foco em liderança e concluem o processo já contratados em cargos gerenciais. Oito em cada dez participantes são efetivados ao final do programa. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível no link.

CRÉDITO: AI BAT

Plano de Ações para recuperação do setor agropecuário estima R$ 20 milhões em investimentos no município

Olá Jornal
junho21/ 2024

Um grupo de lideranças do setor primário de Venâncio Aires, denominado “Comissão do Setor Agropecuário Pós-enchente”, e formado por integrantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Cooprova, apresentou na tarde desta quinta-feira, 20, ao prefeito Jarbas da Rosa, um Plano de Ações visando a recuperação da população rural atingida pelo evento climático de maio. Além do levantamento completo das perdas, o documento visa potencializar as politicas públicas municipais, estaduais e federal no intuito de reduzir danos e buscar soluções para o setor.

Com 7.300 famílias no meio produtivo rural de Venâncio Aires, o levantamento aponta que 750 famílias tiveram perdas significativas pela ação dos deslizamentos, enxurradas e enchente. Cerca de 320 propriedades estão completamente inviáveis a curto e médio prazo para voltarem a desenvolver as atividades agrícolas. “Além de danos vultuosos às casas e nas infraestruturas produtivas, como galpões, agroindústrias familiares, chiqueiros, fornos e estufas de tabaco, levamos em consideração os danos aos acessos e estradas vicinais, que dificultam o escoamento da produção agropecuária e recebimento de insumos”, explicou o secretário do Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden.

No Plano de Ações, um relatório de perdas aponta que dez propriedades foram atingidas por grandes deslizamentos de terra e mais de 80 pontos de cabeceiras de pontes foram comprometidas significativamente. Sobre as perdas na produção agrícola, os prejuízos financeiros já haviam sido estimados em aproximadamente R$ 70 milhões, com quebras especialmente na safra de grãos, como soja (cerca de 45%) e milho (38%).

Sobre as perdas diretas em propriedades, casas e moradias, foram danificadas ou destruídas 294 unidades, com danos médios aproximados de R$ 16,7 mil por unidade; 320 galpões (dano médio de R$ 7,6 mil cada) e 533 unidades de infraestruturas produtivas, como animais, unidades de secagem de tabaco e de hortaliças (dano médio de R$ 4,7mil). Foram ainda mais de 370 máquinas e equipamentos agrícolas danificados e 150 veículos e motos. “São todos números levantados in loco e fruto de vistorias realizadas pelos nossos técnicos. Importante salientar que os agricultores ainda não estão bem orientados quanto à disponibilidade de acessar o auxílio reconstrução do Governo Federal e outras linhas de crédito”, destaca o gerente local da Emater, Vicente Fin.

Como medidas sugeridas pelo grupo no documento estão a necessidade de identificação de famílias que desejam permanecer em suas propriedades localizadas em áreas inundadas; definição sobre construção de pontes secas junto a RSC 287; identificação de famílias que necessitam de áreas para produzirem tabaco e outras atividades e criação de um Fundo Municipal de Calamidade Rural, junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Com levantamento de custos necessários na ordem de R$ 20 milhões para reestabelecimento emergencial do setor, o prefeito Jarbas da Rosa parabenizou o trabalho. “Um levantamento minucioso que ainda não tinha visto em outras cidades. Quero levar essa identificação para Amvarp e Amvat para que tenham isso como um mote e então, juntos, buscarmos na Famurs e nos governos do Estado e Federal uma linguagem mais assertiva para atendimento das necessidades do setor agropecuário”, finalizou.
RECURSOS NECESSÁRIOS

  • Para famílias identificadas que necessitam de áreas para cultivo de tabaco e/ou outras atividades e criações, bem como a busca por local – ajuda inicial para aquisição de insumos e equipamentos para a produção – 50 Famílias – R$ 750.000,00
  • Para famílias identificadas que desejam permanecerem no local e que necessitam reforma e reconstruir as casas danificadas – 150 Famílias – R$ 10.500.000,00
  • Aterro nas estradas 500m x 10m x 1,20m (material e bueiros) – R$ 800.000,00
  • Aquisição ou doações de matrizes bovinas (03 a 05 fêmeas), aves (05 galinhas e 01 macho) e suínos (01 fêmea) – 150 famílias – R$ 2.212.500,00 – Pecuária e agricultura familiar;
  • Aquisição ou doações de semente de forrageiras – 95 famílias – R$ 150.000,00;
  • Aquisição ou doações de materiais para instalações e benfeitorias dos animais – 250 famílias – R$ 2.500.000,00;
  • Para as famílias identificadas que necessitam de mudas de tabaco – 15 famílias – R$ 85.000,00;
  • Para os locais identificados junto as famílias que desejam permanecer no local e necessitam colocar suas casas, instalações e abrigos de animais com a construção de levantes/terraplanagem – 150 famílias – R$ 2.400.000,00;
  • Recursos ou doações para restruturação, bem como aquisição de equipamentos e custeio de matéria prima para as famílias atingidas que possuem agroindústrias familiares – 10 famílias – R$ 150.000,00;
  • Aquisição ou doação de caixas de abelhas, alimentos e equipamentos para os produtores comerciais de mel atingidos – 10 famílias – R$ 150.000,00;
  • Recursos necessários para realização do monitoramento volume chuvas – 5 estações – R$ 15.000,00.

CRÉDITO: AI PMVA

Café com Palestra da Caciva recebe Aline Eggers para falar dos 100 anos de sucesso da Fruki

Guilherme Siebeneichler
junho21/ 2024

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (CACIVA) tem a alegria de anunciar o primeiro Café com Palestra de 2024, que contará com a presença ilustre de Aline Eggers, CEO da Fruki Bebidas. Sob o tema “Fruki 100 Anos: Construindo o Futuro”, o evento acontecerá no dia 26 de junho, às 19h, no auditório da CACIVA.

Aline é formada em administração pela UFRGS e pós-graduada em Finanças e Marketing pela FGV. Iniciou sua trajetória na Petróleo Ipiranga e, após 10 anos na empresa, foi convidada pelo seu pai para ingressar na empresa familiar, Fruki Bebidas, sendo da 4º geração. Atualmente é Diretora Presidente da empresa, onde atua desde 2002. Destina parte do seu tempo para o voluntariado, atuando como coordenadora do APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari. Também faz parte do conselho do Transforma RS, da Amcham Porto Alegre, do Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, do CITEC e do Conselho Regional do SESI.

Os ingressos para o evento estão disponíveis pelo valor de R$ 20,00 para associados da CACIVA e R$ 40,00 para não sócios, e podem ser adquiridos através do Sympla. Não perca a oportunidade de participar deste momento único e aprender com uma das mais influentes executivas do setor de alimentos e bebidas do Brasil.

Este evento é uma realização da CACIVA com patrocínio da Kappel Imóveis, Sicoob, Super Lenz, Venax e Viva Consultoria. Venha celebrar e aprender sobre o legado de sucesso e os planos futuros da Fruki Bebidas com Aline Eggers, nesta oportunidade única para fortalecer e renovar suas conexões.

CRÉDITO: AI CACIVA

Inscrições para o Vestibular de Inverno da Unisc encerram na próxima segunda-feira

Olá Jornal
junho21/ 2024

Interessados em cursar uma graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) têm até segunda-feira, 24, para fazer a inscrição pelo site vestibular.unisc.br. A prova ocorre no sábado, dia 29 de junho, a partir das 14h30, presencial, em todos os campi.

A forma de seleção inclui a possibilidade de realização da prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação, a utilização da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a utilização da nota da redação do Vestibular da Unisc de anos anteriores. Já o processo seletivo para Medicina é constituído por uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação e por 45 questões objetivas distribuídas nas seguintes áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.

A taxa de inscrição é de 40,00, estando isento o candidato que utilizar a nota da redação do Enem ou do Vestibular da Unisc de anos anteriores. Para o Curso de Medicina a taxa de inscrição é de R$ 230,00 e a prova será realizada somente no campus de Santa Cruz do Sul. 

A lista dos classificados será disponibilizada, no site e para os meios de comunicação, em até dois dias úteis após a realização do Vestibular. Já para Medicina, às 15 horas do dia 03 de julho. 

Cursos oferecidos

Administração 

Agronomia 

Biomedicina 

Ciência da Computação 

Ciências Biológicas – Licenciatura Plena 

Ciências Contábeis 

Ciências Econômicas 

Design Gráfico 

Direito – Noite 

Educação Física 

Enfermagem 

Engenharia Civil 

Engenharia de Computação 

Engenharia Mecânica 

Estética e Cosmética 

Farmácia 

Fisioterapia 

Geografia – Licenciatura 

História – Licenciatura 

Jornalismo 

Letras Português – Licenciatura 

Letras Português/Inglês – Licenciatura 

Matemática – Licenciatura 

Medicina 

Nutrição 

Pedagogia – Licenciatura 

Produção em Mídia Audiovisual 

Psicologia 

Publicidade e Propaganda 

Química – Licenciatura 

Relações Internacionais 

Campus Capão da Canoa 

Direito 

Campus Montenegro 

Direito 

Campus Venâncio Aires 

Direito 

EAD 

O processo seletivo para cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD) pode ser realizado através de uma Prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação online, pela nota da redação do Vestibular da Unisc de anos anteriores ou pela nota do ENEM. Ao se inscrever, o candidato escolhe o dia da prova. Não há taxa de inscrição.  

Cursos na modalidade a distância (EAD)

Administração – Bacharelado 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Superior de Tecnologia 

Ciências Contábeis – Bacharelado 

Educação Física – Licenciatura e Bacharelado 

Engenharia de Produção – Bacharelado 

Gestão Comercial – Superior de Tecnologia 

Gestão da Produção Industrial – Superior de Tecnologia 

Gestão de Recursos Humanos – Superior de Tecnologia 

Gestão Financeira – Superior de Tecnologia 

Logística – Superior de Tecnologia 

Marketing – Superior de Tecnologia 

Pedagogia – Licenciatura 

Processos Gerenciais – Superior de Tecnologia  

Bolsas 50% em determinados cursos

A Universidade também disponibiliza a possibilidade de concorrer  a bolsas de estudo de 50% durante toda a graduação (confira os cursos com bolsas disponíveis no edital). Para participar, o candidato deve, no ato da inscrição para o vestibular, responder SIM para participar do processo seletivo das bolsas. 

Serão aceitos candidatos aprovados no vestibular do dia 29 de junho; que sejam ingressantes no Ensino Superior no período 2024/2; não tenham vínculo ativo com a Unisc; e que comprovem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos e patrimônio compatível com o perfil socioeconômico. 

CRÉDITO: AI UNISC