Natal em Venâncio com boas expectativas de vendas no comércio

Olá Jornal
novembro17/ 2021

As projeções de vendas para o Natal deste ano são positivas, segundo a Câmara de Comércio, Indústrias e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). Sem revelar expectativa de negócios, a entidade destaca que o momento é favorável para as festividades de fim de ano, por conta da diminuição de casos de Covid-19, e as flexibilizações propostas nos decretos estaduais para circulação. Com isso, em contato com empresários venâncio-airenses, a gerente administrativa, Lisete Stertz, releva que o cenário é de otimismo junto à classe empresarial.

“Passados quase dois anos de pandemia, o momento é de mais tranquilidade nos casos, o que reflete também na circulação dos consumidores. A expectativa, segundo os nossos associados, é de boas vendas, frente ao Natal do ano passado, que ainda contou com restrições no movimento dos consumidores,” afirma.

A economista-chefe da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Patrícia Palermo, avalia que o fim de ano terá um comportamento de vendas muito relacionado ao tipo de consumo que o comércio atende. “Para as rendas mais altas, será um Natal ainda melhor que o do ano passado. Mas para as famílias de rendas menores, há um orçamento muito comprimido e isso vai pressionar,” exemplifica. Segundo a economista, há uma posição mais cautelosa ao consumir. Isso porque a conjuntura acaba afetando a confiança dos compradores. Além disso, com o orçamento corroído, as pessoas dedicam os gastos aos serviços.

CONTRATAÇÕES
A Caciva também projeta a retomada de contratos temporários no setor do comércio. Segundo Lisete, ao longo do ano, por conta da pandemia, ocorrem desligamentos para ajustes no setor. “Agora a projeção é de recolocação dos trabalhadores no setor, com contratos inicialmente temporários mas que podem ajudar a recuperar postos de trabalho perdidos durante a pandemia,” projeta.

PROMOÇÃO
A entidade também realiza a Promoção “Viva o Natal!” que vai sortear R$ 13 mil em vales. Serão R$ 10 mil divididos entre 10 clientes sorteados e outros R$ 3 mil para 10 vendedores. De acordo com Lisete, além de fomentar vendas, a promoção busca garantir a circulação de vendas no comércio local. “Os prêmios são para manter a circulação dos recursos no comércio local e também busca incentivar as vendas com as empresas parceiras,” finaliza. No total são 70 empresas participantes com a distribuição de cupons.

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